ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELAÇÕES ENTRE PROFESSOR SUPERVISOR E ACADÊMICOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Ensino de Ciências. Políticas Públicas. Relacionamento Interpessoal. Ciências da Natureza.Resumo
O Estágio Supervisionado representa um dos espaços, dentro do currículo dos cursos de licenciatura, no qual o acadêmico experimenta o seu futuro campo de atuação. Diante disso, o estágio é um momento de formação oportuno para relacionar a formação e a realidade profissional, entre professores experientes e estagiários. Este pode ser um momento ímpar de aprendizado e troca de saberes e, portanto, uma experiência importante de socialização profissional e de construção de identidades O objetivo desse trabalho foi apresentar as concepções dos estagiários participantes da pesquisa e da interação entre professor regente e estagiário. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa exploratória e como instrumento metodológico utilizou-se a análise documental dos relatórios dos estagiários. Como resultados foi encontrada uma relação professor regente e estagiário melhor, no pós-pandemia, os dois passaram a trabalhar em conjunto, compartilhando experiências e discutindo estratégias didático-pedagógicas para as aulas. Logo, como uma das consequências da pandemia foi a insegurança dos estagiários, por ser a primeira vez que retornavam à escola, presencialmente, além da falta de conhecimentos teóricos e metodológicos para lecionarem, falta de experiência, esse quadro modificou aos poucos, quando os estagiários voltaram presencialmente para as escolas parceiras de estágio. Quanto à interação entre professor regente e estagiário percebe-se que a grande maioria dos professores supervisores está disposta a ajudar os futuros colegas durante esse processo formativo, com algumas exceções. E, por fim, existem cursos de formação e estruturação dos estágios ocorrendo em vários lugares do Brasil que contribuem de forma positiva, deixando os estágios cada vez mais próximos da realidade profissional desses futuros professores, auxiliando-os na prática de aprender a ensinar.