NO INTERCURSO DE SER ESTUDANTE E PROFESSOR(A): ASPECTOS E REFLEXÕES SOBRE A MONITORIA ACADÊMICA NO CURSO DE LETRAS
Palavras-chave:
Dificuldades de aprendizagem. Autonomia universitária. Impacto e transformação social. Interação dialógica. Pedagogia histórico-crítica.Resumo
O objetivo deste estudo é o de apresentar as reflexões e alguns aspectos relacionados ao desenvolvimento da monitoria acadêmica nas disciplinas de “Introdução aos Estudos Linguísticos” e “Linguística Geral”, em 2024, no âmbito do curso de Letras. Para tanto, construímos o nosso gesto de leitura sobre a prática da monitoria a partir de uma perspectiva histórico-crítica (Saviani, 2021), para a qual os processos de ensino e de aprendizagem devem trabalhar os conteúdos e os objetos de conhecimento a partir de uma esfera social mais ampla, as quais ultrapassam as demandas universitárias. É preciso destacar que ser monitor é compreender os impactos e o papel significativo da docência, ainda durante o processo de formação. Nessa direção, a experiência insere o graduando no cotidiano das suas práticas futuras, possibilitando o batimento entre as teorias advindas das disciplinas específicas do curso e as de formação geral docente, com as práticas de ensino e aprendizagem proporcionadas pelos atendimentos da monitoria. Logo, a monitoria mostra-se como um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento do pensamento crítico, já que ao integrar alunos, monitora e docentes, promove-se troca de saberes, experiências, valores e de atitudes em relação aos objetos de conhecimento. Portanto, apreende-se que a monitoria promove impacto e transformação social na vida universitária dos sujeitos envolvidos no processo, visto que é possível esquadrinhar as dificuldades e a complexidade das demandas advindas do público atendido, ao passo que a iniciativa colabora de forma efetiva para que este consiga avançar no curso, consolidando uma prática que gera autonomia e confiança para que os estudantes sintam-se pertencentes ao espaço acadêmico e sigam no propósito de concluírem a graduação.