O USO DO CELULAR NOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Educação. Tecnologia. Anos iniciais. Cyberbullying. Nomofobia.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar os possíveis riscos e benefícios do uso do celular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com crianças em fase de alfabetização. Observa-se, no século XXI, uma crescente “demonização” do uso do celular por crianças no contexto escolar. Embora exista uma visão negativa, o uso do celular pode beneficiar a aprendizagem dos alunos, desde que seja planejado pelo professor com o intuito de melhorar a qualidade de suas aulas e utilizado exclusivamente para fins educativos. Esse uso direcionado e orientado pode aumentar o engajamento dos alunos e diversificar as metodologias aplicadas. Com base nessa premissa, observei durante os estágios que há casos de êxito no uso do aparelho para fins educacionais. O problema proposto é determinar se o uso do celular promove mais benefícios no processo de aprendizagem ou mais malefícios a longo, médio e curto prazo. A hipótese plausível para o problema é que o uso do celular pode estimular o aprendizado, porém o uso excessivo pode distrair e prejudicar as crianças, além de acelerar o pensamento delas, resultando em irritação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico recorrendo a análise de artigos selecionados via busca indireta no google pelos termos Scielo+Celular+Educação+infantil, selecionando os artigos que mais poderiam contribuir com o alcance dos objetivos da pesquisa. Aponta-se como resultado a construção compreensiva de como o celular pode ser uma ferramenta potencial para a aprendizagem e para incentivar o debate acadêmico sobre práticas inovadoras no ensino, promovendo um uso consciente e estruturado das tecnologias.