Vacinação em cães de proprietários estudantes da Universidade Estadual de Goiás, São Luís de Montes Belos

Autores

  • Isadora David Tavares de Moraes
  • Miriãn Gonçalves de Oliveira
  • Gabriel Ferreira Morato Melo
  • Karyne Oliveira Coelho Profa., Dra. do curso de Medicina Veterinária, Tecnologia em Laticínios e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual de Goiás, UEG, São Luís de Montes Belos, GO. (kocoelho@yahoo.com.br)

Palavras-chave:

anti-rábica, vacinação, doenças, prevenção.

Resumo

A vacinação canina é um dos cuidados mais importantes para o controle, prevenção e erradicação de agraves a saúde animal, incluindo algumas zoonoses, pois atua preparando a imunidade desses animais contra doenças que podem ser fatais. Para ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarreia, com peso adequado e preferencialmente desverminado. Se isso não for observado, o organismo pode não responder plenamente à vacinação. Por meio dessa pesquisa, buscou-se avaliar questões como: os diversos fatores que interferem na aquisição de vacinas, sejam eles de ordem social, econômica ou etária; os locais mais comumente procurados para realizar esse tipo de procedimento; o ponto de vista da população a respeito das campanhas de vacinação, dentre outros aspectos relevantes. Foram aplicados questionários a cinquenta estudantes do ensino superior, com os critérios: idade e nível de escolaridade do proprietário, quantidade de cachorros e suas respectivas raças e idades, se os mesmos foram vacinados com a v8, v10 e anti-rábica, qual o local da vacinação e de acordo com o proprietário qual a importância das campanhas de vacinação. Dos estudantes entrevistados, 88% tem entre dezesseis e trinta anos e os outros 12% idade superior a trinta. Os animais em questão apresentaram idades entre dois meses e treze anos, desses, 42% não apresentam raça definida e os outros 58% dividem-se nas diversas raças, além disso, somente oito não foram vacinados com a vacina v8 e v10, dando um total de 84% devidamente protegidos, e ainda, quanto à anti-rábica somente 10% dos animais não foram imunizados. O principal local procurado para realizar esse tipo de procedimento foi o pet shop. De acordo com os indivíduos entrevistados a principal importância das campanhas de vacinação é quanto à prevenção de doenças e para manter o bem estar animal. Em virtude dos dados mencionados, conclui-se que, grande parcela dos entrevistados tem acesso as vacinas e consciência a respeito de suas respectivas importâncias.

Biografia do Autor

  • Karyne Oliveira Coelho, Profa., Dra. do curso de Medicina Veterinária, Tecnologia em Laticínios e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Universidade Estadual de Goiás, UEG, São Luís de Montes Belos, GO. (kocoelho@yahoo.com.br)
    DR. CIENCIA ANIMAL

Downloads

Publicado

2017-10-20