Paradigma Migratório Midiático

Da Comunicação de Massa ao Procedimento Metodológico (Rondônia nas páginas da Revista Veja e Revista Manchete entre 1960 - 1990)

Autores

  • Davys Sleman de Negreiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia Autor

Resumo

O processo migratório é um dos fenômenos sociais mais importantes, no caso do Brasil, particularmente durante o regime militar (1964-1985), o governo brasileiro implementou políticas para a ocupação de áreas do atual Estado de Rondônia. Essas ações foram amplamente divulgadas 
pelos meios de comunicação com a interferência do Estado, influenciando a decisão de milhares de pessoas de migrar para a região. O objetivo deste estudo é analisar como o Estado se utilizou da influência das revistas Veja e Manchete na construção da opinião pública e no incentivo ao processo migratório para Rondônia entre 1960 e 1990. A pesquisa explora como essas publicações, por meio de conteúdos jornalísticos, foram utilizadas para moldar a percepção da população sobre a migração. Metodologia: A investigação utiliza a análise de conteúdo aplicada a capas, editoriais e reportagens das revistas Veja e Manchete, publicadas entre 1960 e 1990. A pesquisa está embasada na teoria dos Aparelhos Ideológicos do Estado (AIE) de Louis Althusser e na hipótese da Agenda Setting, que explora como o que é veiculado na mídia pode influenciar as prioridades e percepções da sociedade. Resultados: Os resultados demonstram uma correlação clara entre o teor das matérias publicadas nas revistas e o aumento ou diminuição do fluxo migratório para Rondônia. As revistas, como aparelhos ideológicos, exerceram papel fundamental na disseminação de informações que influenciaram  diretamente a decisão de migrar, especialmente ao destacar aspectos positivos ou negativos da ocupação dessa região. Conclusão: Conclui-se que o Estado brasileiro, por meio da mídia, utilizou-se de mecanismos ideológicos para promover uma opinião pública favorável à migração para 
Rondônia. O estudo evidencia o papel estratégico dos meios de comunicação na formação de opiniões e na mobilização da população em prol de políticas governamentais, demonstrando o poder da mídia em orientar decisões sociais e políticas.

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Publicado

2024-12-03