Edições anteriores
-
Anais da XXIII Semana de Geografia e III Colóquio Nacional e Geografia: Geografia Física em Foco: Tendências e Linhas de Pesquisas
v. 4 n. 1 (2024)A Semana de Geografia e o Colóquio Nacional de Geografia da UEG fazem parte de um projeto contínuo que, ao longo dos anos, tem se consolidado como um espaço vital para o debate e o aprimoramento da formação profissional em Geografia. Esse evento proporciona uma semana de troca de experiências e promove o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Em 2024, já nas respectivas XXIII e III edições integradas do evento, com o tema central "Geografia Física em Foco: Tendências e Linhas de Pesquisa", o evento busca explorar e aprofundar as discussões sobre as diferentes vertentes e avanços no campo da Geografia Física. O foco será na investigação das tendências emergentes e nas diversas linhas de pesquisa que estão moldando o presente e o futuro desta área da Geografia. O objetivo é oferecer aos participantes uma compreensão de algumas possibilidades de pesquisa em Geografia Física e como elas são importantes para compreender a organização espacial e a dinâmica da superfície terrestre, bem como suas implicações para a sociedade e o ambiente.
-
Anais da XIX Semana de Geografia e II Colóquio Nacional de Geografia da UEG: América Latina e Caribe no contexto geopolítico atual
v. 3 n. 1 (2019)A XIX Semana de Geografia e o II Colóquio Nacional de Geografia da UEG (Campus Itapuranga) é um evento científico, organizado pela Comissão Coordenadora do Curso de Geografia com forte apoio da infraestrutura física e logística da Instituição.
O principal objetivo do evento é promover integração entre a universidade e a sociedade, trocando experiências técnicas e metodológicas que visam a a formação de um aluno mais sensível aos problemas sociais. Acredita-se que a experiência desses 19 anos da Semana de Geografia da UEG (Itapuranga) torna o ensino e a pesquisa mais criativos, atuais e comprometidos, permitindo o encontro da comunidade acadêmica de nossa região, a fim de potencializar ainda mais as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sempre contamos com a presença de outros colegas de grandes universidades do Brasil, e nesta edição, também tivemos a presença de pesquisadores estrangeiros.O tema “América Latina e Caribe no Contexto Geopolítico Mundial”, da XIX Semana do Curso de Geografia e do II Colóquio Nacional de Geografia da UEG lançará luz para os diversos campos de abordagem sobre os países que integram a América Latina e o Caribe, tais como: conflitos fronteiriços; a exploração dos recursos naturais e de fontes energéticas (Gás natural, Petróleo, etc.); população, cuja característica envolve a miscigenação de grupos indígenas, afrodescendentes, espanhóis e portugueses, de uma ordem aproximada de 393 milhões de habitantes, apresenta grandes problemas de ordem socioeconômica; a economia dos países desse subcontinente, que se baseia na produção agrícola e no beneficiamento destes produtos, bem como a indústria.
Toda a estrutura do evento é pensada para garantir a pluralidade de ideias e a criticidade do conhecimento, fazendo com haja uma integração e acessibilidade nos conhecimentos que estão sendo produzidos no campo da formação do profissional da geografia acerca da temática.
-
Anais da XVIII Semana de Geografia e I Colóquio Nacional de Geografia da UEG: Paisagens, imagens e imaginários
v. 2 n. 1 (2017)A proposta de realização da XVIII Semana de Geografia e do I Colóquio Nacional de Geografia da UEG (Campus Itapuranga) se integra a um projeto que consolida, a cada edição, um espaço importante para discutir a formação profissional que intentamos no Curso de Geografia desta Unidade, promovendo eventos que estejam voltados para o debate e trocas de experiências.
As Semanas de Geografia da UEG (Câmpus Itapuranga), há 18 anos permitem o encontro da comunidade acadêmica de nossa região, potencializa ainda mais as atividades de ensino, pesquisa e extensão, haja vista que contamos sempre com a presença de outros colegas de grandes universidades do Brasil.
Este ano, com o tema central “Paisagens, imagens e imaginários”, a XVIII Semana de Geografia amplia sua margem de alcance na consolidação do I Colóquio Nacional de Geografia, buscando abordar os sentidos e significados que se processam não só na dimensão objetiva do espaço, mas nas imagens produzidas, nos desejos e nos imaginários de sujeitos, que passam a ser compreendidos pela ciência geográfica a partir de sua totalidade existencial. Nesse sentido, a Geografia Cultural Humanista será um dos pilares que estruturarão evento, por reconhecermos a mesma como uma abordagem capaz de fornecer aos alunos em formação e professores, instrumentos que possibilitem o alargamento do conceito de “indivíduo humano”, por meio de linguagens que privilegiam a percepção do mundo da
experiência e da imaginação.
Toda a estrutura do evento é pensada para garantir a pluralidade de ideias e a criticidade do conhecimento, fazendo com haja uma integração e acessibilidade nos conhecimentos que estão sendo produzidos no campo da formação do profissional da geografia acerca da temática. -
Anais da XVII Semana do Curso de Geografia (UEG): Riscos e Vulnerabilidades Ambientais: sociedade e natureza em movimento
v. 1 n. 1 (2016)Há quase duas décadas, o curso de licenciatura plena em Geografia do Campus Itapuranga, da Universidade Estadual de Goiás, realiza as semanas acadêmicas com o objetivo de integração e aprofundamento científico por meio de debates, palestras e minicursos para a consolidação do conhecimento dos futuros professores de Geografia.
Em 2016, o objetivo da XVII Semana do Curso de Geografia foi abordar as questões de cunho físico-natural envolvendo os últimos desastres naturais que ocorreram no Brasil. Mas também tratar as questões teórico-metodológicas da Geografia Física, a qual é bastante pontual em seus debates e estudos temáticos a respeito do uso da terra, relevo, erosões, desastres, riscos etc.
Durante a semana acadêmica recebemos professores que contribuem para a construção do pensamento geográfico brasileiro, como: Jurandir Ross e Antônio Carlos Vitte. Também foram organizados, junto aos acadêmicos, em primeira edição, os espaços de diálogos e apresentações de trabalhos para publicação na primeira edição dos anais do evento.