Docência no ensino superior
percepções de professores de licenciatura da UEG sobre o ser professor
Palavras-chave:
Representações sociais, UEG, ProfessorResumo
Introdução: Esta pesquisa aborda o tema representações sociais sobre ser professor no ensino superior, a partir das narrativas dos docentes dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Itapuranga. O estudo faz parte do relatório de pós-doutorado intitulado "Representações sociais de professores do ensino superior de licenciaturas sobre as práticas pedagógicas que desenvolvem", vinculado à RIDEP – Rede Internacional de Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores. O objetivo foi investigar as representações sociais de 17 docentes da UEG Itapuranga, a partir da questão indutora: "O que significa ser professor no ensino superior hoje?". Metodologia: A metodologia adotada consiste em uma abordagem qualitativa com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria das Representações Sociais (TRS), ancorada nos postulados de Serge Moscovici, utilizando um questionário semiestruturado e análise dos dados auxiliada pelo software Iramuteq (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). A partir desse processamento, obtivemos a nuvem de palavras e a análise de similitude, que nos ajudaram a compreender os sentidos e significados atribuídos à identidade/papel do professor no ensino superior. Antes da aplicação, o protocolo de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da UEG para revisão e foi aprovado sob CAAE 80700924.4.0000.8113 e Número do Parecer: 7.007.174. Resultados: Os achados apontam que termos como “pesquisa”, “contribuir”, “formação” e “desafio” evidenciam a natureza complexa da docência no ensino superior, que abrange não apenas o ensino em sala de aula, mas também pesquisa, extensão e impacto social. Os professores valorizam a realização pessoal e profissional, destacando a "possibilidade" de transformar vidas por meio da educação e da pesquisa, reafirmando seu compromisso com uma educação transformadora e de qualidade. Conclusão: O estudo conclui que a docência na UEG Itapuranga é percebida como uma atividade multidimensional, exigindo tanto competência técnica quanto dedicação contínua à inovação, à pesquisa e à formação integral dos alunos.