Povos indígenas nos livros de Geografia do Ensino Fundamental

Autores

  • Núbia Isadora Rodrigues de Andrade Universidade Estadual de Goiás Autor
  • Damiana Antonia Coelho Universidade Estadual de Goiás Autor

Palavras-chave:

Livro didático, Indígena, Educação

Resumo

O tema desta pesquisa envolve a presença indígena nos livros didáticos de Geografia do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como objetivo principal verificar se os livros didáticos de Geografia estão contemplando os conteúdos sobre os povos indígenas de acordo com a Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena nas escolas. Para isso, busca-se realizar uma análise desses materiais, verificando a presença ou ausência da temática indígena, e discutir como ela é apresentada nos capítulos selecionados. Também será feito um referencial teórico sobre o currículo escolar, ressaltando a importância da inclusão de uma abordagem mais rica e respeitosa sobre as culturas indígenas. A relevância desta análise é perceber se os conteúdos presentes realmente promovem uma compreensão crítica e aprofundada sobre a diversidade cultural dos povos indígenas. É fundamental que os livros didáticos representem essas identidades de forma precisa e contemporânea, ajudando os alunos a entenderem as injustiças históricas e as questões atuais que os indígenas enfrentam. Infelizmente, muitas vezes o tratamento dado é superficial e cheio de estereótipos, o que não contribui para uma verdadeira valorização da diversidade cultural e étnica do Brasil. Durante a análise de dois livros da coleção "Expedições Geográficas", foi possível notar que a presença indígena é mínima. No livro do 6º ano, eles são mencionados apenas em três páginas, com duas imagens relacionadas a um protesto indígena de 2013 contra a construção da Usina de Belo Monte. No livro do 7º ano, os povos indígenas aparecem em uma única imagem, relacionada ao uso de tecnologias para proteção de territórios. Essas aparições, embora presentes, são insuficientes para refletir a verdadeira riqueza cultural e os desafios enfrentados pelos povos indígenas. Com isso, conclui-se que o conteúdo sobre os povos indígenas nos livros de Geografia do 6º e 7º anos é tratado de forma bastante superficial, o que compromete o entendimento mais profundo sobre a diversidade e a importância desses povos para a formação da nossa sociedade.  

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Publicado

2024-12-09