O uso de metodologias lúdicas no ensino de Geografia

uma revisão sobre as estratégias para a aprendizagem ativa

Autores

  • Tainara dos Santos Jardim Universidade Estadual de Goiás Autor
  • Laís Morais de Oliveira Porfírio Universidade Estadual de Goiás Autor

Palavras-chave:

Ensino lúdico, Geografia, Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir as diversas estratégias lúdicas aplicadas no ensino de Geografia no ensino fundamental, enfatizando a importância dessas metodologias para potencializar o processo de ensinoaprendizagem. Ao promover maior interesse e envolvimento dos estudantes, essas práticas contribuem para uma formação mais crítica, participativa e cidadã. Metodologia: Este estudo será desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos publicados na Revista Brasileira de Educação em Geografia no período dos últimos 10 anos. Todos os artigos publicados nesse intervalo de tempo serão analisados, sendo selecionados aqueles que abordam a temática do ensino lúdico. A partir dessa seleção, será realizada uma análise qualitativa dos dados, com o intuito de gerar conclusões e recomendações relevantes sobre o uso de metodologias lúdicas no ensino de Geografia. Resultados: Espera-se que a revisão bibliográfica identifique e organize as principais metodologias lúdicas aplicadas no ensino de Geografia no ensino fundamental, destacando as práticas mais eficazes para promover a participação ativa dos alunos. A análise deverá revelar que estratégias como o uso de jogos pedagógicos, simulações, atividades práticas ao ar livre e o emprego de tecnologias digitais (como mapas interativos e vídeos) têm um impacto positivo no aprendizado. Além disso, espera-se verificar que tais metodologias contribuem para o desenvolvimento de habilidades críticas, colaborativas e cidadãs nos estudantes, ao estimular maior interesse pela disciplina e facilitar a compreensão de conceitos geográficos complexos. Conclusão: O uso de estratégias como jogos e atividades práticas favorece a compreensão de conceitos complexos e estimula o interesse pela disciplina, promovendo uma formação mais crítica e participativa. Assim, conclui-se que o ensino lúdico pode ser uma abordagem valiosa para revitalizar o ensino de Geografia no contexto escolar. 

Downloads

Publicado

2024-12-09