v. 3 n. 1 (2019): Anais da XIX Semana de Geografia e II Colóquio Nacional de Geografia da UEG: América Latina e Caribe no contexto geopolítico atual

					Visualizar v. 3 n. 1 (2019): Anais da XIX Semana de Geografia e II Colóquio Nacional de Geografia da UEG: América Latina e Caribe no contexto geopolítico atual

A XIX Semana de Geografia e o II Colóquio Nacional de Geografia da UEG (Campus Itapuranga) é um evento científico, organizado pela Comissão Coordenadora do Curso de Geografia com forte apoio da infraestrutura física e logística da Instituição.
O principal objetivo do evento é promover integração entre a universidade e a sociedade, trocando experiências técnicas e metodológicas que visam a  a formação de um aluno mais sensível aos problemas sociais. Acredita-se que a experiência desses 19 anos da Semana de Geografia da UEG (Itapuranga) torna o ensino e a pesquisa mais criativos, atuais e comprometidos, permitindo o encontro da comunidade acadêmica de nossa região, a fim de potencializar ainda mais as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sempre contamos com a presença de outros colegas de grandes universidades do Brasil, e nesta edição, também tivemos a presença de pesquisadores estrangeiros.

O tema “América Latina e Caribe no Contexto Geopolítico Mundial”,  da XIX Semana do Curso de Geografia e do II Colóquio Nacional de Geografia da UEG  lançará luz para os diversos campos de abordagem sobre os países que integram a América Latina e o Caribe, tais como: conflitos fronteiriços; a exploração dos recursos naturais e de fontes energéticas (Gás natural, Petróleo, etc.); população, cuja característica envolve a miscigenação de grupos indígenas, afrodescendentes, espanhóis e portugueses, de uma ordem aproximada de 393 milhões de habitantes, apresenta grandes problemas de ordem socioeconômica; a economia dos países desse subcontinente, que se baseia na produção agrícola e no beneficiamento destes produtos, bem como a indústria.

Toda a estrutura do evento é pensada para garantir a pluralidade de ideias e a criticidade do conhecimento, fazendo com haja uma integração e acessibilidade nos conhecimentos que estão sendo produzidos no campo da formação do profissional da geografia acerca da temática.

 

Publicado: 2024-11-05

Edição completa