Confira aqui o dia e horário de sua apresentação (comunicações orais, pôster e minicursos)

2015-11-02
COMUNICAÇÕES ORAIS (1ª ETAPA) 04/11 (quarta-feira, 14h - 17h)

Orientações: As sessões de comunicação foram organizadas de modo a garantir um tempo mínimo para o debate, momento essencial para a qualificação e socialização dos trabalhos apresentados. Cada apresentação terá o máximo de 10 minutos (com tolerância de 3 minutos para conclusão). Ao coordenador da sessão caberá o controle do tempo (de apresentação e do debate), bem como problematizar as apresentações e estimular o debate entre os presentes.

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 1 – PROTAGONISMO NA PESQUISA DO CURSO DE LETRAS

Coordenador: professor mestre Cesar Augusto Oliveira Casella

04/11 (sala do 1° ano de Turismo)

Vontade de Saber Português: uma análise da variação linguística no livro didático - Kássia Alves de Carvalho, Cesar Augusto de Oliveira Casella

Usos linguísticos e caminhos sócio-históricos de duas cartas de alforria de Goiás/GO - Franciele Rosa dos Santos Amaral, Cesar Augusto de Oliveira Casella

O uso de exemplos literários para referendar concepções gramaticais na Moderna Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara - Ludimilla Dadiane Cardoso de Jesus, Cesar Augusto de Oliveira Casella

O Gênero Resumo E Sua Didática: Uma Prática Reflexiva Para O Processo De Ensino E Aprendizagem De Língua Portuguesa - Janaina Caixeta de Oliveira, Eleone Ferraz de Assis

Gênero Textual Reportagem: Uma Experiência Escolar Com A Produção Jornalística - Josiane Póvoa Pereira, Eleone Ferraz Assis

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO  2 – PROTAGONISMO NO CURSO DE MATEMÁTICA

Coordenador: professora mestre Amabile Mesquita

04/11 (sala do 3° ano de Letras)

Abordagem Investigativa: Possibilidades para a Sala de Aula de Matemática - Thai Domiciano Silva

Encontrando os parceiros - Thai Domiciano Silva

Área De Figuras Planas: Explorando O Geoplano - Rodrigo Bastos Daude, Rafael Jeferson OLIVEIRA, Lilian Campos MARINHO

Abordagem Investigativa: Uma Possibilidade Para Trabalhar Polinômios E Geometria - Marcos Vinícius dos Santos Amorim, Luciano Feliciano de Lima

Trabalhando Ângulos Com A Construção E Negociação De Significados - Marcos Vinícius dos Santos Amorim, Thainara Domiciano e Silva, Luciano Feliciano de Lima

UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM OS ALUNOS DO 7º ANO: UM ESTUDO DE CASO - AMABILE MESQUITA

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 3 – PROTAGONISMO AMBIENTAL: A QUESTÃO DA ÁGUA NA CIDADE DE GOIÁS

Coordenador: professora mestre Dominga Correia Pedroso Moraes

04/11 (sala da Pós-Graduação)

Estação de Tratamento de Água na Cidade de Goiás-Go - Eliane Alcântara Alcântara de Almeida Camargo

Estação de tratamento da Água na cidade de Goiás - Deni Batista Moreira

O uso e desuso da água no município de Goiás - Jonival Oliveira Botelho

Abastecimento De Água Na Cidade De Goiás: Relato De Experiências De Um Projeto De Ensino De Geografia - Carla Silva

Uso E Ocupação Da Microbacia Do Bacalhau No Ensino De GEOGRAFIA - Janiel Divino Souza

Uso Da Água No Município De Goiás Em 2015 -   Rodrigues Barbosa

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO  4 – PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Coordenador: professor doutor Luciano Feliciano de Lima

04/11 (sala do 4° ano de Letras)

Projeto De Intervenção Do Estágio Supervisionado Do Curso De Geografia Da Universidade Estadual De Goiás: Resíduo Urbano E Água - Ludmilla Lopes Moura

A Importância Do Estágio Supervisionado Na Formação Do Futuro Professor - Jonathas Rodrigues Siquieira Costa, Lidia Da Silva Cruz Ribeiro

Da miniaula à regência: o uso das miniaulas como uma metodologia alternativa na formação dos estagiários - Wariane de Faria Machado, Jessica Regina Soares

Dominó Das Expressões Númericas E O Uso Do Jogo De Sinal No Colégio Estadual De Aplicação Professor Manoel Caiado (Goiás-Go) - Mattheus Vinicius Monteiro Barbosa, Juliane Cristine Jerônimo Barbosa

A Cidade No Currículo De Geografia Da Rede Estadual De Ensino De Goiás - Camila Gabrielle Angeloni

Extensão Universitária e a formação inicial de professores na UEG - Luciano Feliciano de Lima, Marcos Vinícius dos Santos Amorim

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 5 – PROTAGONISMO NO CAMPO

Coordenador: professora doutor Arcangelo Scolaro

04/11 (sala do 1° ano de História)

O Sentido E O Significado Da Escola Para Os Sujeitos Do Campo E Da Cidade - Arcangelo Scolaro

Educação Do Campo: Um Novo Olhar Pedagógico - Arcangelo Scolaro, Alays Cristina De Brito Lemes

Jornal Das Escolas Do Campo: Possibilidade Para O Fortalecimento Do Campesinato - Gleida Gutielle Da Silva Melo, Camila Dos Passos Araújo Capparelli, Murilo Mendonça Oliveira De Souza

Uma Abordagem Teórico-Prática Do Gênero Lírico Nas Escolas Do Campo - Camila Dos Passos Araujo Capparelli, Marlene Martins Mata

Educação Do Campo E A Proposta Agroecológica: Reflexões A Partir Da Escola Municipal Olimpya Angélica De Lima - Murilo Mendonça Oliveira Souza, Gislane Rosário Barbosa, Luiz dos Santos Neia

COMUNICAÇÕES ORAIS (2ª ETAPA) 05/11 (quinta-feira, 19h - 20h30)

Orientações: As sessões de comunicação foram organizadas de modo a garantir um tempo mínimo para o debate, momento essencial para a qualificação e socialização dos trabalhos apresentados. Cada apresentação terá o máximo de 10 minutos (com tolerância de 3 minutos para conclusão). Ao coordenador da sessão caberá o controle do tempo (de apresentação e do debate), bem como problematizar as apresentações e estimular o debate entre os presentes.

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO  6 – DIÁLOGOS COM O TURISMO

Coordenador: professor doutor Luciano Feliciano de Lima

05/11 (sala do 1° ano de Turismo)

O turista da Terceira Idade em atividades direcionadas na Cidade de Goiás - Alessandro de Oliveira Souza.

Turismo para melhor idade com foco na gastronomia - Oziel Alécio Gomes dos Santos

Potencialidade do turismo para idosos em Cidade de Goiás – GO - Luciano Feliciano de Lima

Turismo para terceira idade - Sueli Brito Moraes

O olhar do comerciante para o turismo na Cidade de Goiás - Lucinamar Costa, Lílian Silva.

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 7 – PROTAGONISMO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Coordenador: professor mestre Rodrigo Bastos Daude

05/11 (sala do 3° ano de Letras)

Jogo De Dominó Com Operações Matemáticas - Fausto Afonso Pereira Santos, Rodrigo Bastos Daúde

Ensinar Divisão Utilizando Garrafa Pet E Saquinhos De Tnt - Alice Oliveira Sousa

Trabalhando Regra De Sinais Através Materiais Concretos - Alice Oliveira Sousa, Ana Claudia Vidal Das Neves

Estudos sobre o uso do Laboratório de Matemática para a elaboração de objetos virtuais de aprendizagem - Liliane Oliveira Souza, Kálita de Borba Pessoa, Vinícius Santiago de Araújo

Manuseio Do Jogo Cacheta Matemática No Ensino Da Matemática - Rodrigo Bastos Daude, Rafael Jeferson Oliveira, Lilian Campos Marinho

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 8 – DIÁLOGOS COM O CURSO DE LETRAS

Coordenador: professor mestre Guido De Oliveira Carvalho

05/11 (sala do 4° ano de Letras)

Becos de Cidade de Goiás e suas histórias - Sammuel Lima Costa

A Escolarização do Gênero Editorial: Análise de uma Experiência Didático-Pedagógica no Projeto PIBID - Ludimilla Dadiane Cardoso de Jesus

Percepções E Implicações Do Uso Da Tradução Nas Aulas De Ile: Um Estudo Teórico - Sanderson Mendanha Peixoto

Os efeitos das novas tecnologias na leitura e escrita acadêmicas - guido de oliveira carvalho, debora leticia s. De araújo, janaina caixeta de oliveira, matheus augusto utim

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO  9 – PROTAGONISMO AMBIENTAL: A QUESTÃO DA ÁGUA

Coordenador: professor mestre José Alberto Evangelista

05/11 (sala da Pós-Graduação)

Abordagem Do Uso Agropecuário Da Água No Ensino De Geografia - Érica Miranda de Moraes Galdino, Rogerio Luis Galdino Matos

Nascentes Hídricas Urbanas Em Faina/GO - Bruno César Ferreira de Morais

Projeto De Ensino De Geografia Sobre A Rede De Esgoto Da Cidade De Goiás - Erica Kerollen Souza

Ensino De Geografia E Meio Ambiente: O trabalho com o tema água no 9º ano A do ensino fundamental na Escola Estadual de Educação em Tempo Integral Dário de Paiva Sampaio (Faina/GO) - Edgar da Silva Oliveira

A Climatologia Que Se Ensina E Que Se Aprende Na Cidade De Goias: Ensino Público E Privado - José Alberto Evangelista

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO  10 – PROTAGONISMOS SOCIAIS E INTELECTUAIS

Coordenador: professor mestre Robson de Sousa Moraes

05/11 (sala do 1° ano de História)

A crítica do pensamento brasileiro e a Escola do Recife: tensões e projetos no Brasil republicano (1889-1989) - Aruanã Antonio dos Passos

A Geopolítica do Conhecimento: A farsa eurocêntrica e o resgate agroecológico - Robson de Sousa Moraes

Cultura, Identidades E Agroecologia: Um Debate Sobre Territorialidades Indígenas - Roberta Caiado, Robson De Sousa Moraes

Geopolítica e Geografia Política Contemporânea - Robson de Sousa Moraes, Denilson Mateucci Vicente, Lindomar Rodrigues dos Santos Junior

Território e Neocolonialismo: O caso das usinas de cana de açúcar no estado de Goiás - Robson de Sousa Moraes, Camila Gebrielle Angeloni

SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 11 – DIÁLOGOS COM A GEOGRAFIA

Coordenador: professor doutor Vinícius Polzin Druciaki

05/11 (sala do 2° ano de Letras)

A Lógica Do Agrotóxico E Do Agronegócio Em Confronto Com A Filosofia Da Agroecologia – Um Estudo A Partir Do Caso Concreto Da Pulverização De Agrotóxico Na Escola Do Campo São José Do Pontal Do Município De Rio Verde - Rafaela Oliveira Souza

O Ponto De Vista Da Geografia E Do Turismo Em Relação À Mobilidade E Acessibilidade Na Cidade De Goiás - Ludmilla Lopes Moura

Como a segregação espacial interfere na mobilidade e acessibilidade da população vilaboense ? - Jessica Lorany de Oliveira

A Prática da Cartografia – Representação do deslocamento dos alunos do 9º ano do Colégio de Aplicação Professor Manuel Caiado, no contexto da mobilidade urbana na Cidade de Goiás - Edgar da Silva Oliveira

Acesibilidade E Patrimônio Histórico: Disccutindo A Mobilidade Pelo Modo "A Pé" No Espaço Urbano De Goiás-Go - Ludmilla Lopes Moura

 

APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES - 04/11 (QUARTA-FEIRA)

Horário para montagem dos pôsteres: das 16h

Horário de apresentação (por parte dos autores) e de avaliação dos pôsteres: 16-17h

Local: Corredores da UEG (os locais dos pôsteres estarão marcados. Procurar a Comissão Organizadora)

Título do pôster: TREIÇÃO: FESTAS DE TRABALHO COMO COMUNICAÇÃO E COLETIVIZAÇÃO NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS RURAIS NO ESTADO DE GOIÁS.

Autor: Dagmar Olmo Talga

MINICURSO / OFICINA   05/11 (quinta-feira, 14h - 17h) ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/2003

Ministrantes: Jaqueline Pereira de Morais, Lourrane Cassemiro Dias, Lídia da Silva Cruz Ribeiro, Euzebio Fernandes de Carvalho

Sala: 1º ano de História

FUNDAMENTOS DA LIBRAS

Ministrantes: Georgia Clarice da SILVA, Bruna de Oliveira RODRIGUES, Kamilla Siqueira BANDEIRA

Sala: 2º ano de História

MULHERES CORALINAS COM A PALAVRA  E A VOZ: VOCALIZAÇÃO DE POESIA

Ministrantes: Dra. Ebe Maria de Lima Siqueira

Sala: 3º ano de História

07/11 (sábado, 08h - 11h) O JOGO AFRICANO AYÓ: SEMEANDO A ETNOMATEMÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO ESPAÇO CULTURAL VILA ESPERANÇA

Ministrantes: Adriana Ferreira Rebouças Campelo

Sala: 3º ano de História

MITOS INDÍGENAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE O UNIVERSO GUARANI A PARTIR DA ANÁLISE DA OBRA TUPÃ TENONDÉ

Ministrantes: Haroldo Filho

Sala: 1º ano de História

HISTÓRIA, IMAGEM E MEMÓRIA

Ministrantes: Giovana Emos da Luz, Raquel Miranda Barbosa

Sala: 2º ano de História

ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Ministrantes: Guido de Oliveira Carvalho

Sala: 4º ano de História