Confira aqui o dia e horário de sua apresentação (comunicações orais, pôster e minicursos)
Orientações: As sessões de comunicação foram organizadas de modo a garantir um tempo mínimo para o debate, momento essencial para a qualificação e socialização dos trabalhos apresentados. Cada apresentação terá o máximo de 10 minutos (com tolerância de 3 minutos para conclusão). Ao coordenador da sessão caberá o controle do tempo (de apresentação e do debate), bem como problematizar as apresentações e estimular o debate entre os presentes.
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 1 – PROTAGONISMO NA PESQUISA DO CURSO DE LETRASCoordenador: professor mestre Cesar Augusto Oliveira Casella
04/11 (sala do 1° ano de Turismo)Vontade de Saber Português: uma análise da variação linguística no livro didático - Kássia Alves de Carvalho, Cesar Augusto de Oliveira Casella
Usos linguísticos e caminhos sócio-históricos de duas cartas de alforria de Goiás/GO - Franciele Rosa dos Santos Amaral, Cesar Augusto de Oliveira Casella
O uso de exemplos literários para referendar concepções gramaticais na Moderna Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara - Ludimilla Dadiane Cardoso de Jesus, Cesar Augusto de Oliveira Casella
O Gênero Resumo E Sua Didática: Uma Prática Reflexiva Para O Processo De Ensino E Aprendizagem De Língua Portuguesa - Janaina Caixeta de Oliveira, Eleone Ferraz de Assis
Gênero Textual Reportagem: Uma Experiência Escolar Com A Produção Jornalística - Josiane Póvoa Pereira, Eleone Ferraz Assis
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 2 – PROTAGONISMO NO CURSO DE MATEMÁTICACoordenador: professora mestre Amabile Mesquita
04/11 (sala do 3° ano de Letras)Abordagem Investigativa: Possibilidades para a Sala de Aula de Matemática - Thai Domiciano Silva
Encontrando os parceiros - Thai Domiciano Silva
Área De Figuras Planas: Explorando O Geoplano - Rodrigo Bastos Daude, Rafael Jeferson OLIVEIRA, Lilian Campos MARINHO
Abordagem Investigativa: Uma Possibilidade Para Trabalhar Polinômios E Geometria - Marcos Vinícius dos Santos Amorim, Luciano Feliciano de Lima
Trabalhando Ângulos Com A Construção E Negociação De Significados - Marcos Vinícius dos Santos Amorim, Thainara Domiciano e Silva, Luciano Feliciano de Lima
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM OS ALUNOS DO 7º ANO: UM ESTUDO DE CASO - AMABILE MESQUITA
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 3 – PROTAGONISMO AMBIENTAL: A QUESTÃO DA ÁGUA NA CIDADE DE GOIÁSCoordenador: professora mestre Dominga Correia Pedroso Moraes
04/11 (sala da Pós-Graduação)Estação de Tratamento de Água na Cidade de Goiás-Go - Eliane Alcântara Alcântara de Almeida Camargo
Estação de tratamento da Água na cidade de Goiás - Deni Batista Moreira
O uso e desuso da água no município de Goiás - Jonival Oliveira Botelho
Abastecimento De Água Na Cidade De Goiás: Relato De Experiências De Um Projeto De Ensino De Geografia - Carla Silva
Uso E Ocupação Da Microbacia Do Bacalhau No Ensino De GEOGRAFIA - Janiel Divino Souza
Uso Da Água No Município De Goiás Em 2015 - Rodrigues Barbosa
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 4 – PROTAGONISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESCoordenador: professor doutor Luciano Feliciano de Lima
04/11 (sala do 4° ano de Letras)Projeto De Intervenção Do Estágio Supervisionado Do Curso De Geografia Da Universidade Estadual De Goiás: Resíduo Urbano E Água - Ludmilla Lopes Moura
A Importância Do Estágio Supervisionado Na Formação Do Futuro Professor - Jonathas Rodrigues Siquieira Costa, Lidia Da Silva Cruz Ribeiro
Da miniaula à regência: o uso das miniaulas como uma metodologia alternativa na formação dos estagiários - Wariane de Faria Machado, Jessica Regina Soares
Dominó Das Expressões Númericas E O Uso Do Jogo De Sinal No Colégio Estadual De Aplicação Professor Manoel Caiado (Goiás-Go) - Mattheus Vinicius Monteiro Barbosa, Juliane Cristine Jerônimo Barbosa
A Cidade No Currículo De Geografia Da Rede Estadual De Ensino De Goiás - Camila Gabrielle Angeloni
Extensão Universitária e a formação inicial de professores na UEG - Luciano Feliciano de Lima, Marcos Vinícius dos Santos Amorim
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 5 – PROTAGONISMO NO CAMPOCoordenador: professora doutor Arcangelo Scolaro
04/11 (sala do 1° ano de História)O Sentido E O Significado Da Escola Para Os Sujeitos Do Campo E Da Cidade - Arcangelo Scolaro
Educação Do Campo: Um Novo Olhar Pedagógico - Arcangelo Scolaro, Alays Cristina De Brito Lemes
Jornal Das Escolas Do Campo: Possibilidade Para O Fortalecimento Do Campesinato - Gleida Gutielle Da Silva Melo, Camila Dos Passos Araújo Capparelli, Murilo Mendonça Oliveira De Souza
Uma Abordagem Teórico-Prática Do Gênero Lírico Nas Escolas Do Campo - Camila Dos Passos Araujo Capparelli, Marlene Martins Mata
Educação Do Campo E A Proposta Agroecológica: Reflexões A Partir Da Escola Municipal Olimpya Angélica De Lima - Murilo Mendonça Oliveira Souza, Gislane Rosário Barbosa, Luiz dos Santos Neia
COMUNICAÇÕES ORAIS (2ª ETAPA) 05/11 (quinta-feira, 19h - 20h30)Orientações: As sessões de comunicação foram organizadas de modo a garantir um tempo mínimo para o debate, momento essencial para a qualificação e socialização dos trabalhos apresentados. Cada apresentação terá o máximo de 10 minutos (com tolerância de 3 minutos para conclusão). Ao coordenador da sessão caberá o controle do tempo (de apresentação e do debate), bem como problematizar as apresentações e estimular o debate entre os presentes.
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 6 – DIÁLOGOS COM O TURISMOCoordenador: professor doutor Luciano Feliciano de Lima
05/11 (sala do 1° ano de Turismo)O turista da Terceira Idade em atividades direcionadas na Cidade de Goiás - Alessandro de Oliveira Souza.
Turismo para melhor idade com foco na gastronomia - Oziel Alécio Gomes dos Santos
Potencialidade do turismo para idosos em Cidade de Goiás – GO - Luciano Feliciano de Lima
Turismo para terceira idade - Sueli Brito Moraes
O olhar do comerciante para o turismo na Cidade de Goiás - Lucinamar Costa, Lílian Silva.
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 7 – PROTAGONISMO NO ENSINO DA MATEMÁTICACoordenador: professor mestre Rodrigo Bastos Daude
05/11 (sala do 3° ano de Letras)Jogo De Dominó Com Operações Matemáticas - Fausto Afonso Pereira Santos, Rodrigo Bastos Daúde
Ensinar Divisão Utilizando Garrafa Pet E Saquinhos De Tnt - Alice Oliveira Sousa
Trabalhando Regra De Sinais Através Materiais Concretos - Alice Oliveira Sousa, Ana Claudia Vidal Das Neves
Estudos sobre o uso do Laboratório de Matemática para a elaboração de objetos virtuais de aprendizagem - Liliane Oliveira Souza, Kálita de Borba Pessoa, Vinícius Santiago de Araújo
Manuseio Do Jogo Cacheta Matemática No Ensino Da Matemática - Rodrigo Bastos Daude, Rafael Jeferson Oliveira, Lilian Campos Marinho
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 8 – DIÁLOGOS COM O CURSO DE LETRASCoordenador: professor mestre Guido De Oliveira Carvalho
05/11 (sala do 4° ano de Letras)Becos de Cidade de Goiás e suas histórias - Sammuel Lima Costa
A Escolarização do Gênero Editorial: Análise de uma Experiência Didático-Pedagógica no Projeto PIBID - Ludimilla Dadiane Cardoso de Jesus
Percepções E Implicações Do Uso Da Tradução Nas Aulas De Ile: Um Estudo Teórico - Sanderson Mendanha Peixoto
Os efeitos das novas tecnologias na leitura e escrita acadêmicas - guido de oliveira carvalho, debora leticia s. De araújo, janaina caixeta de oliveira, matheus augusto utim
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 9 – PROTAGONISMO AMBIENTAL: A QUESTÃO DA ÁGUACoordenador: professor mestre José Alberto Evangelista
05/11 (sala da Pós-Graduação)Abordagem Do Uso Agropecuário Da Água No Ensino De Geografia - Érica Miranda de Moraes Galdino, Rogerio Luis Galdino Matos
Nascentes Hídricas Urbanas Em Faina/GO - Bruno César Ferreira de Morais
Projeto De Ensino De Geografia Sobre A Rede De Esgoto Da Cidade De Goiás - Erica Kerollen Souza
Ensino De Geografia E Meio Ambiente: O trabalho com o tema água no 9º ano A do ensino fundamental na Escola Estadual de Educação em Tempo Integral Dário de Paiva Sampaio (Faina/GO) - Edgar da Silva Oliveira
A Climatologia Que Se Ensina E Que Se Aprende Na Cidade De Goias: Ensino Público E Privado - José Alberto Evangelista
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 10 – PROTAGONISMOS SOCIAIS E INTELECTUAISCoordenador: professor mestre Robson de Sousa Moraes
05/11 (sala do 1° ano de História)A crítica do pensamento brasileiro e a Escola do Recife: tensões e projetos no Brasil republicano (1889-1989) - Aruanã Antonio dos Passos
A Geopolítica do Conhecimento: A farsa eurocêntrica e o resgate agroecológico - Robson de Sousa Moraes
Cultura, Identidades E Agroecologia: Um Debate Sobre Territorialidades Indígenas - Roberta Caiado, Robson De Sousa Moraes
Geopolítica e Geografia Política Contemporânea - Robson de Sousa Moraes, Denilson Mateucci Vicente, Lindomar Rodrigues dos Santos Junior
Território e Neocolonialismo: O caso das usinas de cana de açúcar no estado de Goiás - Robson de Sousa Moraes, Camila Gebrielle Angeloni
SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 11 – DIÁLOGOS COM A GEOGRAFIACoordenador: professor doutor Vinícius Polzin Druciaki
05/11 (sala do 2° ano de Letras)A Lógica Do Agrotóxico E Do Agronegócio Em Confronto Com A Filosofia Da Agroecologia – Um Estudo A Partir Do Caso Concreto Da Pulverização De Agrotóxico Na Escola Do Campo São José Do Pontal Do Município De Rio Verde - Rafaela Oliveira Souza
O Ponto De Vista Da Geografia E Do Turismo Em Relação À Mobilidade E Acessibilidade Na Cidade De Goiás - Ludmilla Lopes Moura
Como a segregação espacial interfere na mobilidade e acessibilidade da população vilaboense ? - Jessica Lorany de Oliveira
A Prática da Cartografia – Representação do deslocamento dos alunos do 9º ano do Colégio de Aplicação Professor Manuel Caiado, no contexto da mobilidade urbana na Cidade de Goiás - Edgar da Silva Oliveira
Acesibilidade E Patrimônio Histórico: Disccutindo A Mobilidade Pelo Modo "A Pé" No Espaço Urbano De Goiás-Go - Ludmilla Lopes Moura
APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES - 04/11 (QUARTA-FEIRA)
Horário para montagem dos pôsteres: das 16h
Horário de apresentação (por parte dos autores) e de avaliação dos pôsteres: 16-17h
Local: Corredores da UEG (os locais dos pôsteres estarão marcados. Procurar a Comissão Organizadora)
Título do pôster: TREIÇÃO: FESTAS DE TRABALHO COMO COMUNICAÇÃO E COLETIVIZAÇÃO NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS RURAIS NO ESTADO DE GOIÁS.Autor: Dagmar Olmo Talga
MINICURSO / OFICINA 05/11 (quinta-feira, 14h - 17h) ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NA PERSPECTIVA DA LEI 10.639/2003Ministrantes: Jaqueline Pereira de Morais, Lourrane Cassemiro Dias, Lídia da Silva Cruz Ribeiro, Euzebio Fernandes de Carvalho
Sala: 1º ano de História
FUNDAMENTOS DA LIBRASMinistrantes: Georgia Clarice da SILVA, Bruna de Oliveira RODRIGUES, Kamilla Siqueira BANDEIRA
Sala: 2º ano de História
MULHERES CORALINAS COM A PALAVRA E A VOZ: VOCALIZAÇÃO DE POESIAMinistrantes: Dra. Ebe Maria de Lima Siqueira
Sala: 3º ano de História
07/11 (sábado, 08h - 11h) O JOGO AFRICANO AYÓ: SEMEANDO A ETNOMATEMÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NO ESPAÇO CULTURAL VILA ESPERANÇAMinistrantes: Adriana Ferreira Rebouças Campelo
Sala: 3º ano de História
MITOS INDÍGENAS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO SOBRE O UNIVERSO GUARANI A PARTIR DA ANÁLISE DA OBRA TUPÃ TENONDÉMinistrantes: Haroldo Filho
Sala: 1º ano de História
HISTÓRIA, IMAGEM E MEMÓRIAMinistrantes: Giovana Emos da Luz, Raquel Miranda Barbosa
Sala: 2º ano de História
ORIENTAÇÕES PARA A ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOSMinistrantes: Guido de Oliveira Carvalho
Sala: 4º ano de História