LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL
Resumo
Apresentamos no decorrer deste trabalho, uma pesquisa que traz como tema, o uso do Laboratório de Educação Matemática, (LEM), como espaço não formal para análise do processo de ensino da matemática. Esta pesquisa está sendo conduzida do ponto de vista de ser um estudo de caso (MARTINS, 2011) em que o objetivo da mesma é levantar quais ações pedagógicas podem ser realizadas no LEM, admitindo este, como espaço não formal de ensino, de forma que contribua significativamente para melhor compreensão do conhecimento matemático, contribuindo assim, com a constituição de um manual pedagógico a ser disponibilizado aos professores que frequentam o laboratório. Em meio aos pontos onde queríamos chegar, a pesquisa de campo, o levantamento teórico e a metodologia, logo apresentada, procura responder a seguinte pergunta: Quais ações pedagógicas podem ser realizadas no LEM como espaço não formal de ensino, visando contribuir para com o ensino de matemática? E de que forma os professores podem utilizar esse espaço? A partir das leituras realizadas, observamos que além do espaço ser propício para que a aprendizagem aconteça, este também possibilita aos professores um melhor desenvolvimento de atividades diversas e beneficia o relacionamento com seus alunos. Ao tratarmos do Laboratório de Educação Matemática basearemos em Lorenzato (2009), Passos (2009). Ao falarmos dos espaços não formais estaremos baseando em Gohn (2010).
PALAVRAS-CHAVE: LABORATÓRIO, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM.