SITUAÇÃO FAMILIAR DOS ALUNOS DO LYCEU DE GOYAZ: FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
O objetivo deste trabalho é conhecer a situação familiar dos alunos do Colégio Estadual Lyceu de Goyáz, do 6° ao 9° ano, com ênfase em saber como é a vida cotidiana desses alunos, convívio em casa, família, se há algum tipo de vício e os programas sociais utilizados. A metodologia utilizada foi aplicação de questionário de modo integrado com uma pesquisa maior a respeito do perfil dos alunos, dos quais foram tabulados e analisados as questões sobre uso de programas sociais, posse de meio de transporte e de comunicação, situação de moradia, quantidade de cômodos da casa, vícios na família da casa, parentes que moram na mesma casa, números de pessoas que residem na mesma casa, profissão dos pais, e a importância da família para os alunos. Os resultados indicam que a maioria dos alunos utiliza programas sociais do governo; possui em sua casa algum tipo de meio de transporte, comunicação e informação; e reside em casa própria de tamanho grande. A composição familiar da maior parte dos alunos é de tamanho médio entre três e cinco pessoas em casa, composta por pai, mãe e irmãos, mas há também muitas famílias que incluem em sua composição avós, tios e primos. Em boa parte das famílias dos alunos, há pessoas com vícios, principalmente tabagismo e alcoolismo, além de outros como o computador/celular. Os pais dos alunos trabalham principalmente no comércio e serviços, na construção civil e no campo, enquanto as mães trabalham nos serviços domésticos, no comércio e serviço e como donas de casa. A família é tudo para os alunos e significa amor, união e segurança. A experiência com essa pesquisa do perfil dos alunos foi satisfatória e contribuiu para aprimorar o nosso trabalho com eles, por meio do conhecimento de sua vida familiar.