O ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO LYCEU DE GOYAZ E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
O presente texto apresenta uma análise referente à identificação dos alunos do colégio Lyceu de Goyaz. O trabalho integra uma pesquisa maior que teve como objetivo traçar o perfil dos alunos desse colégio, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado, com a intenção de se conhecer a realidade socioeconômica e cultural desses alunos bem como sua relação com o lugar de vivência, a escola e a Geografia. A metodologia utilizada consistiu na aplicação de questionário a todos os alunos do colégio, os quais foram tabulados no formato de gráficos e tabelas primeiro por turma e na sequência por tema. Os resultados da identificação indicam que a idade dos alunos varia entre 11 e 17 anos, sem uma grande distorção na relação idade/série; que a distribuição de meninos e meninas é equivalente; que a maior parte dos alunos nasceu e vive na cidade de Goiás em vários bairros, mas principalmente nos mais periféricos; que há uma quantidade considerável de alunos proveniente da zona rural do município; que a maior parte dos alunos vai à escola a pé, mas alguns necessitam de transporte como o ônibus, a bicicleta, o carro e a moto; que seguem uma doutrina religiosa, principalmente a católica e a evangélica; que uma quantidade considerável de alunos trabalha em diferentes tipos de atividades desde o serviço doméstico, o artesanato até a construção civil; que possuem aparelhos de celular com conexão à internet os quais são utilizados para comunicar através de ligações e mensagem, enviar imagens e, para diversão com jogos. Os resultados da pesquisa contribuem para a realização do ensino de Geografia, pois ao considerar a escola como um lugar de culturas, de encontro e confronto de vários saberes produzidos pela humanidade a cultura do aluno é um elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares.