AS RELIGIOSIDADES DE MATRIZ AFRICANAS NOS ESPAÇOS ESCOLARES: UMA PROPOSTA DE AÇÃO

Autores

  • Jessica Regina Soares
  • Mauro Moreira Mota Junior
  • Euzebio Fernandes de Carvalho

Resumo

Para que se garanta o respeito à diversidade religiosa de matriz afro-brasileira no interior do espaço escolar é preciso garantir, no processo formativoinstitucional da escola e da academia, o (re) conhecimento e respeito à herança cultural africana para a formação do povo brasileiro. Para combater os preconceitos que, ao longo do nosso processo histórico, foram arraigadosentre nósé necessário entender os sentidos e resistências culturais do Brasil Africano. Para abordar esses assuntos no interior da escola, precisamos enfrentar uma série de questões: como transformar essas problemáticas em conteúdos curriculares? Quais momentos do currículo instituído favorecem esse diálogo? Quais metodologias podem nos auxiliar nesse trabalho? Quais documentos legitimam esse trabalho? Quais fontes podem ser material didático para essas ações? Inicialmente, é preciso observar o processo da diversidade do continente africano e das sociedades diaspóricas, suas organizações e mitos (SCARAMAL, 2012); destacar a pluralidade cultural africana e afro-brasileira para a construção de uma identidade afro-centrada (OLIVA; FILICE, 2012); entender como deve ser abordado o preconceito e a intolerância em relação à cultura afro-brasileira (SANZ, 2012). Para investigar a consciência histórica dos estudantes relativa à diversidade religiosa de matriz afro-brasileira, lançamos mão dos exercícios de verificação do pensamento histórico empregados pela Educação Histórica (BARCA; SCHIMIDT, 2009). Os quadros teóricos da Didática da História, na meta-reflexão alemã, apontam-nos para as funções da História (RÜSEN, 2006). Vários textos legais e normativos referendam esse trabalho: lei 10.639 (BRASIL, 2003); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Parecer CNE/PC nº 3; Resolução nº 1, BRASIL, 2004), lei 11.645 (BRASIL, 2008), o Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.288/2010) etc. No presente trabalho, apresentamos uma proposta de trabalho com o documentário Atlântico Negro (1997), a partir dos procedimentos metodológicos para o trabalho com a linguagem audiovisual (NÓVOA, 1995).

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Publicado

2015-03-13