HABITAÇÃO SOCIAL FLEXÍVEL. A EXPANSÃO DA CASA MÍNIMA COMO EXERCÍCIO DE PROJETO

Autores

  • Liziane Oliveira de Jorge Professora titular da Universidade Vila Velha (UVV) e Pesquisadora do Grupo ARQCIDADE.
  • Luciana Aparecida Netto de Jesus Professora titular da Universidade Vila Velha (UVV) e Pesquisadora do Grupo ARQCIDADE.

Resumo

A habitação residencial concebida para as classes de renda baixa, usualmente, adotam como preceitos, plantas tipificadas, dimensionamento mínimo, ausência de particularidade, alta compartimentação, e previsibilidade de funções, mandamentos que comprometem a liberdade de uso, a espontaneidade e o bem-estar do usuário. Inevitavelmente, a modificação e a ampliação das unidades residenciais é uma realidade que busca satisfazer às necessidades das famílias, seja pelas modificações no perfil familiar, seja pelas oportunidades proporcionadas pela ascensão econômica e pelas vantagens de aproveitamento do lote unifamiliar. O tema em questão é objeto de investigação da disciplina Ateliê de Projetos Integrados de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Vila Velha/ ES. O Ateliê I polariza os conhecimentos interdisciplinares e permite refletir mais profundamente as relações entre a questão urbana, os agentes da cidade e as demandas sociais por moradia. O aluno exercita um loteamento de Interesse Social e o desenvolvimento posterior de uma habitação unifamiliar para o lote mínimo previsto no parcelamento.  A disciplina adota, portanto, o conceito da habitação de interesse social como um organismo flexível, de modo que a casa possa ser reformulada com mais naturalidade para abrigar modificações referentes às diversas etapas do ciclo familiar. A flexibilidade, recurso promissor de conciliação do usuário com o espaço físico, é o instrumento essencial para dirigir o processo de transformação da casa, equilibrando as necessidades dos indivíduos e conduzindo à modificação de uso, condição indispensável à realidade doméstica atual e à natureza humana. O presente trabalho apresenta alguns resultados obtidos através da metodologia implementada no Ateliê I, com ênfase na habitação social flexível, preconizando futuras transformações no espaço físico que conduzem à melhoria na qualidade de vida.

Biografia do Autor

  • Liziane Oliveira de Jorge, Professora titular da Universidade Vila Velha (UVV) e Pesquisadora do Grupo ARQCIDADE.
    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Doutora em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo (FAUUSP).
  • Luciana Aparecida Netto de Jesus, Professora titular da Universidade Vila Velha (UVV) e Pesquisadora do Grupo ARQCIDADE.
    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Doutora em Engenharia civil pela Universidade do Minho, Guimarães, Portugal.

Downloads

Publicado

2015-07-14