NOVOS ESPAÇOS COMERCIAIS E A “CAMINHABILIDADE”: A AVENIDA 136 E SEU ENTORNO (GOIÂNIA/GO)

Autores

  • Angélica de Amorim Romacheli Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão acerca das novas formas espaciais adotadas pela atividade varejista nas cidades, seus reflexos sobre a forma urbana e seus impactos quanto a adoção prioritária do automóvel e o comprometimento do espaço dedicado ao pedestre. Parte de uma discussão teórica a respeito destes novos arranjos e sobre a importância das políticas de reforço da mobilidade à pé. Utiliza-se do exemplo da Avenida 136 para realizar algumas reflexões sobre o tema. Nos últimos 30 anos a Avenida e seu entorno foram alvo de uma intensa dinâmica imobiliária e varejista que reconfigurou a região e a transformou numa importante centralidade. Após um breve relato deste processo, discutindo a entrada de novos agentes e o impacto desse movimento nos espaços urbanos, realiza um recorte morfológico visando caracterizar essas transformações. Para isso são analisados três trechos com diferentes características visando identificar o processo de adaptação destes espaços às novas demandas. Por fim trás algumas contribuições para a discussão da adequação de instrumentos urbanísticos com o objetivo de construir cidades mais caminháveis e uma mobilidade mais sustentável.

Biografia do Autor

  • Angélica de Amorim Romacheli, Universidade Estadual de Goiás
    Arquiteta e urbanista (UFPR/1996), especialista em Desenho Urbano e mestre em Urbanismo (PUCCAMP/1999 e 2005). Atualmente é professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Goiás-UEG e doutoranda no Programa de Pós-Graduação da FAUUSP na área de concentração Planejamento Urbano e Regional.

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Publicado

2015-07-14