ELEMENTOS DEFINIDORES DE NEGAÇÃO DA REALIDADE: O EXEMPLO DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS

Autores

  • Bruno Augusto de Souza Universidade Estadual de Goiás
  • Marcelo de Mello Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este trabalho tem como recorte espacial o município de Águas Lindas de Goiás (GO). Fazemos uma breve contextualização do processo de apropriação do território goiano com a transferência da capital federal, do Rio de Janeiro para Brasília. Com essa transferência, o território goiano foi alterado de forma significativa. A procura de emprego, uma grande quantidade de migrantes se estabeleceu no Distrito Federal, assim como em municípios goianos próximos. Águas Lindas de Goiás é um município novo, data do final do século XX, mas com os problemas que ali se encontram, faz com que seus moradores neguem sua própria realidade e desejam mudar dali. Para uma breve compreensão da realidade desse município, utilizamos dados do Censo de 2010 do IBGE, como renda, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo.

 

Biografia do Autor

  • Bruno Augusto de Souza, Universidade Estadual de Goiás
    Mestrando do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ciências Sociais e Humanidades: Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).
  • Marcelo de Mello, Universidade Estadual de Goiás
    Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Ciências Sociais e Humanidades: Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

2015-07-15