AS IMPLICAÇÕES DE UM CURRÍCULO URBANO EM UMA ESCOLA NO/DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE ITUMBIARA/GO

Autores

  • Flávio Reis Santos Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás
  • Eleuza Aparecida de Souza Lopes Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva discutir sobre a estruturação escolar inerentes ao currículo
praticado na Escola Municipal Quim Machado, localizada no meio rural de Itumbiara/GO. A
referida instituição segue o currículo universalizado pela rede de ensino do município, que
não atende as particularidades da escola no/do campo. A metodologia utilizada é a pesquisa
bibliográfica e documental. A análise concentrou-se na organização escolar do campo, por
meio do Projeto Político Pedagógico e do Currículo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental,
pois são documentos norteadores na construção de educação que atenda aos interesses da
comunidade local. Este estudo tornou possível mensurar a necessidade das escolas no/do
campo de construírem um currículo alinhado às proposições dos movimentos sociais
respeitando as suas particularidades sem esquecer que faz parte de universo maior: a
sociedade capitalista.
Palavras-Chave: Meio Rural, Escola do Campo, Escola no Campo, Capitalismo.

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Publicado

2020-09-06

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO RURAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS