BULLYING COMO OBJETO DE PESQUISA: UMA ABORDAGEM SOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Araly Cristina Oliveira Universidade Estadual de Goiás/Campus Morrinhos
  • Janaina Pereira Morais Graduada do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás/Campus Morrinhos
  • Rayssa Rocha Silva Graduada do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás/Campus Morrinhos

Resumo

Resumo: O termo bullying compreende pelo ato de atitudes agressivas, sendo intencionais
ocorrendo repetidamente e sem motivo evidente. A presente pesquisa teve como objetivo
promover parcialmente uma análise bibliométrica de publicações relacionadas ao bullying e
ao diagnóstico do bullying nos diferentes níveis educacionais, identificando quais sujeitos tem
escrito sobre o tema, se são pesquisadores ou profissionais das escolas e qual o perfil destes
profissionais na área de estudo do tema. Dessa forma verificando quais as instituições de
ensino que estão lidando com esta problemática e em quais áreas de estudo advêm as
abordagem do assunto. Os dados foram coletados através de um levantamento bibliográfico
nas mais variadas plataformas, sendo essas a Capes, Scielo e Google Scholar, entre os anos de
2011 à 2017. A partir dos resultados advindos apresentados na tabela foi possível notar que a
área de maior publicação sobre a temática bullying é a da educação. De acordo com os artigos
analisados pode-se observar que os artigos utilizam-se da teoria para desenvolver práticas
antibullying nas escolas.
Palavras-Chave: Bullying. Áreas de Publicação. Universidades.

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Publicado

2020-09-06

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO RURAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS