A UTILIZAÇÃO DE FONTES FÍLMICAS NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA
Resumo
Resumo: Estudos apontam que a utilização de diferentes recursos didáticos é cada vez mais
frequente e eficaz no processo de aprendizagem. A modernização do ensino tende a preencher
as lacunas deixadas pelo ensino tradicional e além de expor o conteúdo de uma forma
diferenciada, fazendo os alunos participantes ativos do processo de aprendizagem. O presente
trabalho tem como função contribuir com a reflexão sobre as questões ambientais com duas
turmas do quinto ano do ensino fundamental da Escola Municipal Olintha de Oliveira Vale,
na cidade de Araporã, MG. Foi exibida a animação “Um Plano para Salvar o Planeta” da
Turma da Mônica, seguida de uma discussão sobre o assunto abordado no filme e sua
importância e a confecção de cartazes. Foram usadas como forma de avaliação a comparação
das médias de duas avaliações, uma realizada antes outra após a intervenção. De acordo com
o teste T pareado realizado para as duas turmas temos como resultado para a turma 152
(n=32; t= -6,64; P<0,001) e para a turma 153 (n=33; t= -12,11; P<0,001), os valores expostos
comprovam estatiscamente a diferença no rendimento dos alunos.
Palavras-Chave: Conscientização. Preservação. Educação Ambiental.