PLURALIDADE CULTURAL E GEOGRAFIA: INTERDISCIPLINARIDADE E SEUS DESAFIOS

Autores

  • Vinícius Martins de Oliveira Graduando em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás/Morrinhos. Integrante do PIVID /Geografia
  • Stéfane Araújo dos Santos Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás/Morrinhos. Integrante do PIVID /Geografia
  • Bruno Lourenço Siqueira Coordenador PIBID/Geografia. Bolsista BIDAD e Docente do Curso de Geografia UEG/Morrinhos
  • Eliamar Maria Tomé Supervisora e Bolsista PIBID/Geografia Morrinhos e Professora da Rede Municipal de Ensino Fundamental

Resumo

Resumo: As temáticas abordadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) abordam
um viés político pedagógico para a educação brasileira, desta maneira o Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Geografia propõe
executar um plano de ações relacionadas aos Temas Transversais, para promover dentro das
escolas em turmas do ensino fundamental uma proposta pedagógica onde os estudantes da
rede pública possam desenvolver suas próprias capacidades éticas e o respeito à diversidade,
bem como outras subjetividades. Afim de melhor desenvolver o tema da diversidade cultural
e o ensino de Geografia, para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas como arcabouço
teórico e apresentadas posteriormente no corpo deste trabalho.
Palavras-Chave: PCNs. Pluralidade Cultural. Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2020-09-06

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO RURAL E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS