CONFISSÕES DE UM INFLUENCIADOR DIGITAL EM CRISE: A LITERATURA IMPRESSA COMO RECURSO CATÁRTICO
Palavras-chave:
Literatura juvenil. Relato autobiográfico. Influenciadores digitais.Resumo
O presente estudo pretendeu congregar as publicações literárias impressas da autoria de blogueiros e youtubers adolescentes ocorridas entre janeiro de 2008 e dezembro de 2016, totalizando 105 livros. Dentre esses lançamentos, observou-se um expressivo predomínio de títulos categorizados enquanto relatos autobiográficos, fato que nos remeteu à realização de discussões atreladas ao papel desempenhado pelos atos de escrita e leitura na vida dos jovens em processo de formação, uma vez que as publicações foram assinadas por influenciadores digitais adolescentes e destinadas aos seus pares. Então, frente a essa circunstância, optamos por nos debruçar sobre esse tal fenômeno deveras comum no universo de livros produzidos por e dedicados aos jovens, em sua maioria, nativos digitais, algo que tornou evidente a promoção de encontros entre pares pela via do ofício literário, além da abordagem de temas cativos a essa parcela populacional por aqueles que os experienciam. Nesse caminhar, auxiliam-nos estudiosos diversos, tais como Alberto Manguel (2004), Michèle Petit (2012) e Nádia Laguárdia de Lima (2015), a título de menção. Assim, a Literatura demonstra-se apta a atuar como um relevante local de descortinamento das angústias e dos anseios tipicamente inerentes ao adolescer, servindo como ponto de encontro ou partida possível ao diálogo entre ídolos e fãs, agora, também viável sobre as páginas de celulose e não mais somente por intermédio das manifestações em postagens virtuais ou interações em chats.