DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS NO LIVRO DIDÁTICO
Palavras-chave:
Diversidade Cultural. Língua Portuguesa. Livro Didático.Resumo
Este estudo tem como objetivo refletir a partir de algumas propostas de atividades do livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental anos finais, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático, doravante PNLD (2020), acerca da diversidade cultural brasileira e de que forma é abordado as representações socioculturais. Para refletir sobre essas questões, aportamo-nos nos estudos teóricos voltados para a diversidade cultural, interculturalidade e multiculturalidade (CANDAU, 2008), nos pressupostos da Linguística Aplicada (PENNYCOOK, 2001; MOITA LOPES, 2006) e nos apontamentos sobre o livro didático (ROJO, 2013; TÍLIO, 2020; FERREIRA, 2020), entre outros. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa interpretativa, no qual podemos observar e descrever as impressões e trazer reflexões que são consideradas parte explícita do conhecimento. As reflexões demonstram que a diversidade cultural brasileira é abarcada nas atividades propostas, no entanto, a ampliação das discussões sobre as representações socioculturais perpassam pelas práticas pedagógicas reflexivas e críticas.