SABERES E FAZERES: UMA NARRATIVA PARA ALÉM DOS SENTIDOS NO ROMANCE “TORTO ARADO”, DE ITAMAR VIEIRA JUNIOR.
Palavras-chave:
Literatura Afro-brasileira. Romance “Torto Arado”. Protagonismo feminino. Itamar Vieira Junior.Resumo
Este trabalho analisa algumas vertentes que emergem da literatura afro-brasileira no romance contemporâneo “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior. Nesse sentido, é colocado em evidência relações multissignificativas, entre outras, essa narrativa questiona com profunda veemência a questão escravagista em solo brasileiro, tema esse, mal resolvido até os dias atuais. Nesse prisma, a obra reflete sobre novas formas de escravidão e da vida sofrida do sertanejo no recôncavo baiano. As práticas místicas também ocupam lugar de destaque, assim como o forte protagonismo feminino. Somado a isso, é ressaltado também sobre as questões políticas; o denso apego à terra em que vivem as personagens e como lidam com esse confronto. Para explicitar esses fatos são adotadas algumas teorias que discutem ideias inerentes a essa narrativa. Entre as principais estão: Spivak (2010), por trazer conceitos em relação a subalternidade, o lugar desse subalterno pré-estabelecido socialmente e sua relação com essa realidade; Carvalho (2008), em virtude de suas contribuições sobre o estudo que reflete acerca do trato com o(s) outro(s) e como pensar esse outro de maneira coerente; Bruce-Mitford (1997), suas contribuições são efetivas para análise do evento religioso Jarê – elemento forte na narrativa – e também identificar a relação do mesmo desde a estrutura até os pormenores da obra; Duarte (2008), pelos estudos sobre os cinco principais conceitos estabelecidos por ele para identificar se uma produção pertence à literatura afro-brasileira são fulcrais para a referida análise. Nesses termos, são desenvolvidas as relações de estudo sobre o romance “Torto Arado”.