SABERES INDÍGENAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A DECOLONIALIDADE E INTERCULTURALIDADE
Palavras-chave:
Edson Kayapó., Educação., Indígena, Decolonialidade. Interculturalidade.Resumo
Este presente trabalho traz as problematizações e opressões das relações de dominações e epistemicídios da cultura e história indígena nos espaços de formação de professores. O objetivo é realizar uma revisão de literatura das produções acadêmicas de Edson Kayapó, Doutor em História da Educação, sobre os currículos formadores de professores e os equívocos sobre os povos originários que estão presentes nos livros didáticos (KAYAPÓ, 2015). A metodologia utilizada é da pesquisa bibliográfica que nos permitiu, por meio da análise da literatura publicada, demonstrar que as licenciaturas, muitas vezes, não contribuem efetivamente para a valorização e reconhecimento dos saberes indígenas nem o cumprimento da Lei nº 11.645 (BRASIL, 2008). A discussão da temática centra-se nas possibilidades da pedagogia do envolvimento com o protagonismo dos saberes produzidos por sujeitos indígenas como alternativa possível para a transformação das colonialidades dos saberes, o etnocentrismo e o apagamento das histórias e culturas dos povos indígenas brasileiros nos cursos superiores de formação de docentes.
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