FAIXAS DE PROFICIÊNCIA ANALÍTICAS PARA A AVALIAÇÃO DA PROFICIÊNCIA ORAL DOCENTE
Palavras-chave:
Avaliação docente, Língua Adicional, Proficiência oral, Competência LinguísticaResumo
O cenário educacional brasileiro sofre a influência de um ciclo vicioso de baixa proficiência linguística entre professores e alunos. O ciclo se alimenta do baixo nível de proficiência entre licenciandos em Letras que atuam na educação básica e não possuem proficiência suficiente para estimular o desenvolvimento linguístico de seus alunos. Pensando na complexidade dessa problemática, este estudo apresenta critérios avaliativos empiricamente verificáveis para o mapeamento das limitações e desafios enfrentados por professores de línguas em contextos de ensino e aprendizagem. Através da aplicação de Árvores de Decisão de Desempenho e produção de EBBs (Empirically derived, Binary choice, Boundary definition scales), produziu-se uma escala de proficiência analítica para a avaliação da competência linguística docente. A escala resultante é a primeira desenvolvida com base em dados de professores de línguas brasileiros e representa um aprimoramento em direção ao desenvolvimento de um exame de proficiência para professores de línguas no Brasil.
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