‘BARRE’ A CASA DE DIA E SE DEITA NO ‘TRAVESSEIRO’ À NOITE: DISTRIBUIÇÃO VARIÁVEL DE /V/ E /B/ NO FALAR PERNAMBUCANO

Autores

  • Edmilson José de Sá CESA/Profletras UPE

Palavras-chave:

Variação fonética. Pernambuco. Variantes /v/ e /b/

Resumo

Propõe-se neste trabalho um estudo de variação fonética baseado no corpus do Atlas Linguístico de Pernambuco – AliPE (SÁ, 2013), com ênfase ao comportamento da fricativa labiodental /f/. Para tanto, serão usadas cartas linguísticas dos itens tra/v/esseiro, /v/arrer, /v/agem e asso/v/io, a fim de verificar as restrições que interferiram em variantes como tra/b/esseiro, /b/arrer e asso/b/io. A análise se estrutura nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista preconizada por Labov (1966) e, após distribuídos os dados no Goldvarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005), compreender-se-á o papel das dimensões diagenérica e diageracional no âmbito social e das variáveis linguísticas item lexical, vogal da sílaba alvo, extensão do vocábulo e classe gramatical, sem se eximir de apontar a distribuição diatópica dos segmentos no Estado. O respaldo teórico coube a Marroquim [1934] (1996) e Teyssier (2001) e, a partir deles, espera-se confirmar se a variante inovadora registrada com a oclusiva labial /b/ se registra em Pernambuco nos mesmos contextos apontados por Reis (2018), pois, no interior do estado nordestino, essa variante se mostrou bastante acentuada.

Referências

BORGES, P. R. S., Comparação entre o processo fonológico de assimilação encontrado na diacronia e na aquisição do português. Dissertação (Mestrado em Letras: Linguística Aplicada). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul , Porto Alegre, 1996.
CALLOU, Dinah; LEITE, Yonne. Iniciação à fonética e à fonologia. 11. ed. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
CAMPESTRINI, Hildebrando. Literatura brasileira: textos e testes. São Paulo: FTD, 1989.
COUTINHO, Ismael de Lima. Pontos de Gramática Histórica. Rio de Janeiro: 19ª ed. Ao Livro Técnico, [1976]. 2005.
CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário etimológico da língua portuguesa. São Paulo: Lexicon, 2017.
DICIONÁRIO ELETRÔNICO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. Versão Monousuário 3.0 São Paulo: Objetiva, junho de 2009.
FERREIRA NETTO, Waldemar. Introdução à fonologia da língua portuguesa. 2ª ed. São Paulo: Paulistana, 2011.
FERREIRA, A. B. de H. Novo Aurélio século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
LABOV, William. The social stratification of English in New York. New York: Center for Applied Linguistics, 1966.
LIMA, Josemara da Paz; SANA, Nágila Kelli Prado; BUENO, Elza Sabino da Silva. Aspectos histórico-filológicos da alternância dos fonemas /v/ e /b/ no português falado. Web-Revista Sociodialeto. Campo Grande: UEMS, Volume 3, Número 9 março 2013.
MAIA, Clarinda de Azevedo. História do galego-português. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
MARROQUIM, Mário. A língua do Nordeste: Alagoas e Pernambuco. 3. ed. Curitiba: HDLivros, [1934] 1996.
MENON Carla Mariéli; COSTA, Luciane Trennephol da. Descrição das fricativas interdentais do espanhol. Mosaico. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – UNESP. São José do Rio Preto, SP – Brasil, 2017.
NEUSCHRANK, ALINE. Do latim ao português: um continuum à luz de teoria fonológica. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2011.
PAIVA, M. da C. Sexo. In: MOLLICA, M. C. Introdução à sociolinguística variacionista. Cadernos didáticos da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994.
REIS. Tânia Barbosa dos. A avaliação fonológica na perturbação dos sons da fala – modelo padrão de aquisição de contrastes: estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Linguística. Faculdade de Letras Universidade de Lisboa, 2018.
SÁ, Edmilson José de. Atlas linguístico de Pernambuco. Tese de Doutorado (Letras). UFPB: João Pessoa, 2013.
SANKOFF, David; TAGLIAMONTE, Sali; SMITH, Eric. Goldvarb X: a variable rule application for Macintosh and Windows.2005.
SCHERRE, M. P. M. A concordância de número no português do Brasil: um caso típico de variação inerente. In: Hora, Dermeval da (org.) Diversidade linguística no Brasil. João Pessoa: Idéia, 1997.
TEYSSIER, Paul. História da língua portuguesa. 2. ed. Tradução de Celso Cunha. São Paulo: Martins, 2014.

Downloads

Publicado

2022-06-26