A LITERATURA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL REMOTO
Palavras-chave:
Ensino. Leitura. Literatura. LeitoresResumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência com o eixo de ensino da leitura literária numa turma de 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública da capital de Pernambuco, vivenciada através da modalidade de ensino remota. Apesar de alcançar uma pequena minoria, o ensino remoto facilitou o trabalho com a leitura literária, pois, através dele, foi possível o compartilhamento de livros em formato e-book, bem como, que esse ensino ocorresse relacionado com outros gêneros midiáticos, como o curta-metragem. Mas só isso não basta para que seja despertado o gosto pela leitura dos discentes e se efetive uma educação literária, uma vez que, para o trato e escolha das obras literárias, é fundamental que o professor esteja atento às necessidades e gostos dos alunos, para favorecer que os momentos em sala de aula, destinados para o trabalho literário, seja visto como um momento de escuta e diálogo entre discentes e docente. Dessa forma, a função da literatura se efetiva e também ocorre o desenvolvimento do letramento literário. Para esse propósito, o presente trabalho tem seu referencial teórico fundamentado em: Candido (2011); Cosson (2014); Lajolo (2005); Geraldi (2002 - 2015); Todorov (2009) e Freire (1989 - 2020).