UM MERGULHO NA MEMÓRIA DE UMA POETA GOIANA: LEODEGÁRIA DE JESUS

Autores

  • Walter Goncalves Campos UEG

Palavras-chave:

Memória. Infância. Espaço. Poesia. Leodegária de Jesus.

Resumo

Com o presente artigo, pretende-se fazer uma análise de poemas de Leodegária de Jesus – a primeira poeta goiana negra a escrever e publicar em Goiás, estado onde nasceu e viveu parte de sua infância e juventude. Para esta exposição, teremos como suportes teóricos pesquisadores, como Bosi (1977), Halbwachs (1990), Teles (1983), França (1998), Denófrio (2019), Siqueira (2020) e Rezende (2018). Para a análise, ao mergulhar em sua poesia, a partir das memórias recônditas da poeta, serão selecionados poemas, subtraídos de suas únicas obras, Corôa de Lyrios (1906) e Orchideas (1928), verificando as temáticas do espaço e da infância. O intuito é examinar como a memória é resgatada em alguns poemas, destacando-se elementos de sua infância, lembranças do passado, as cidades onde morou e os lugares por onde passou e a presença dos elementos naturais da fauna e da flora locais. Considerar-se-ão, ainda, aspectos formais de sua poesia e os conteúdos, voltados para a estética romântica, que são abordados nos versos leodegarianos.

Referências

BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3 ed. São Paulo: Cultrix, 1985.

DENÓFRIO, Darcy França (org). Lavra dos goiases III: Leodegária de Jesus. Goiânia: Cânone Editorial; Livraria Leodegária, 2019.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. Tradução Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes: 1992.

FRANÇA, Basileu Toledo. Velhas Escolas. Goiânia: Ed. UFG, 1998.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Laurent León Shaffter. São Paulo: Vértice, 1990.

JESUS, Leodegária de. Lavra dos goiases III: Leodegária de Jesus. Goiânia: Cânone Editorial; Livraria Leodegária, 2019.

PROENÇA FILHO, Domício. Estilos de época na literatura: através de textos comentados. 8 ed. São Paulo: Ática, 1984.

REZENDE, Tânia Ferreira. A semiótica dos corpos na literatura goiana: o corpo negro de Leodegária de Jesus. Revista Plurais – Virtual, Anápolis-Go, vol. 8, n. 1, jan./abr. 2018.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo – razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SIQUEIRA, Ebe Maria de Lima. No cálix perfumado das violetas. In: JESUS, Leodegária de. Coroa de lírios: versos. Cidade de Goiás-Go: Leodegária publicações; Trilhas urbanas, 2020.

TELES, Gilberto Mendonça. A poesia em Goiás; estudo/antologia. 2 ed. rev. Goiânia: Ed. da Universidade Federal de Goiás, 1983.

TUAN, Yi Fu. Topofilia – um estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.

Downloads

Publicado

2022-06-26