ENSINO REMOTO E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM RELATO DE TRÊS PIBIDIANOS
Palavras-chave:
Estágio. PIBID. Ensino de línguasnguas.Resumo
O 5° período de Letras é um divisor de águas na vida de qualquer acadêmico, pois, nessa fase, os discentes começam a encarar a realidade de estar se tornando um docente e isso tudo se inicia principalmente com o primeiro estágio supervisionado e a orientação de estágio. Para facilitar na formação de professores, que tenham conhecimento de sua missão quando assumirem uma sala de aula, existe projetos como o PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), porém com a proliferação do novo coronavírus a educação passou a ser remoto o que causou diversas mudanças no jeito de ver e pensar a educação. Pensando na importância do estágio e da preparação de profissionais de qualidade e nas novas formas de ensino que foram utilizadas em decorrência da pandemia, o presente trabalho tem como objetivo de arrolar sobre as experiências de três PIBIDianos que acabaram de passar pelo primeiro estágio supervisionado e do PIBID de língua inglesa que ocorreu em Goianira enquanto o estágio supervisionado de língua portuguesa e inglesa ocorreu em uma escola de Inhumas. O método de pesquisa utilizado é o observacional, pois se baseia nas inquirições dos autores deste trabalho e em suas experiências no processo de formação como professores de idiomas e de língua portuguesa.
Referências
FERREIRA, A. de J. Educação linguística crítica e identidades sociais de raça. In: PESSOA, R. R.; SILVESTRE, V. P. V.; MONTE MÓR, W. (org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professores/as universitários/as de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. p. 41-48. Disponível em:
https://www.dropbox.com/s/eo4eq91g8fv6658/Perspectivas_criticas.pdf?dl=0&fbclid=IwAR2D41FSnvPiPXB4Y4ZqlEmQwnvPNMpvAZd1Fj6tLGvdW7jy5hNJ0Q9JIaI.
GABATELLI, A. L.; SOUZA NETO, M. (org). Materiais didáticos em línguas com foco na diversidade étnico-racial. Brasília, DF: Vila Brasil, 2020. Disponível em:
https://www.academia.edu/44537127/MATERIAIS_DID%C3%81TICOS_EM_L%C3%8DNGUAS_COM_FOCO_NA_DIVERSIDADE_%C3%89TNICO_RACIAL
MENEZES DE SOUZA, L. M. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética?. In: JORDÃO, C. M.; et al. (Org.). Formação “desformatada” práticas com professores de língua inglesa. Campinas, SP: Pontes, 2011. p. 279-303.
MORAES, S. E. Os buracos da lousa: reflexões sobre um tema de pesquisa. Maranhão. Caderno de pesquisa UFMA, 2006.
ROSA DA SILVA, V.; ROQUE, H. F. Uma conversa sobre movimentos decoloniais nas vivências do estágio de inglês na escola pública. In: MASTRELLA DE ANDRADE, M. R. (org.). (De)colonialidades na relação escola-universidade para a formação de professoras(es) de línguas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. p. 123-150. Disponível em: <
https://www.academia.edu/44910789/_De_Colonialidades_na_rela%C3%A7%C3%A3o_Escola_Universidade_para_a_forma%C3%A7%C3%A3o_de_professoras_es_de_L%C3%ADnguas .