O MITO DA DONZELA GUERREIRA EM O MAPA DE SAL E ESTRELAS, DE ZEYN JOUKHADAR
Palavras-chave:
Donzela guerreira. Mito. Feminino.Resumo
Este trabalho tem o propósito de abordar a presença da figura da donzela guerreira no romance O mapa de sal e estrelas, de Zeyn Joukhadar, analisando as roupagens do mito trazidas pela obra através das personagens Rawiya e Nur. Assim, a presente análise tem foco na caracterização da donzela, nos recursos utilizados na construção de tais personagens, além de observar sua relação com os padrões da sociedade patriarcal. Por apresentar diferentes configurações de donzelas guerreiras, adequando-as a conjunturas sociais e históricas distintas e específicas, o romance em questão impulsiona a reflexão sobre os estereótipos e demandas sociais relacionados aos gêneros. Para embasar o estudo realizado, tem-se como referências Ribeiro (2006), Galvão (2002), Eliade (1972) e Butler (2013).
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do ‘sexo’. In:
LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.p.152-172.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.
GALVÃO, Walnice Nogueira. Metamorfoses da donzela-guerreira. Dialogia, v. 1, p. 21-26, 2002.
JOUKHADAR, Zeyn. O mapa de sal e estrelas. Porto Alegre: Dublinense, 2020.
RIBEIRO, Edilene. Fragilidade e força: personagens femininas em Charles Perrault e no mito da donzela guerreira. Brasília, 2006.
ROCHA, Everardo. O que é mito. São Paulo: Brasiliense, 1985.