UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE COMENTÁRIOS NEGATIVOS NA POSTAGEM “NÃO SABE COMO EXPLICAR LGBTQIA+ PARA CRIANÇAS?” DO BURGUER KING NO INSTAGRAM
Palavras-chave:
Comunidade LGBTQIA . Crianças. Burguer King. Instagram. Análise de Discurso Crítica.Resumo
Em 24 de junho de 2021, quatro dias antes do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a conta oficial do Burger King Brasil no Instagram postou um vídeo intitulado “Não sabe como explicar LGBTQIA+ para crianças?”, no qual crianças expressam sua aceitação de pessoas com diferentes orientações de gênero e relacionamentos homoafetivos. Nos comentários, surgiram reações de apoio e contrárias à publicação, que entendemos como uma disputa de sentidos em torno da aceitação da comunidade LGBTQIA+, especialmente expressa por crianças, que se caracteriza como um problema discursivo social. Assim, este estudo objetiva analisar os discursos dos comentários negativos feitos à postagem do Burguer King. Para tanto, utilizamos os aportes teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Crítica, segundo Fairclough (2001; 2003) e Ramalho e Resende (2011), em uma pesquisa documental de base qualitativa de análise dos textos. Na análise, utilizamos as categorias de interdiscursividade, representação de atores sociais e avaliatividade. Os resultados evidenciam a mobilização dos discursos de boicote social, religioso e de “proteção” à criança na construção de um posicionamento que rejeita a diversidade de gênero, posicionando-a como algo nocivo às crianças. Ademais, termos pejorativos são usados para avaliar negativamente apoiadores da diversidade de gênero. Desse modo, podemos apontar que os comentários negativos analisados atualizam o discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+, especialmente porque criticam abertamente aqueles que aceitam e apoiam a diversidade de gênero na sociedade. Além disso, esses comentários reforçam um espaço de exclusão das crianças, a quem determinadas temáticas são proibidas.