UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE COMENTÁRIOS NEGATIVOS NA POSTAGEM “NÃO SABE COMO EXPLICAR LGBTQIA+ PARA CRIANÇAS?” DO BURGUER KING NO INSTAGRAM

Autores

Palavras-chave:

Comunidade LGBTQIA . Crianças. Burguer King. Instagram. Análise de Discurso Crítica.

Resumo

Em 24 de junho de 2021, quatro dias antes do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a conta oficial do Burger King Brasil no Instagram postou um vídeo intitulado “Não sabe como explicar LGBTQIA+ para crianças?”, no qual crianças expressam sua aceitação de pessoas com diferentes orientações de gênero e relacionamentos homoafetivos. Nos comentários, surgiram reações de apoio e contrárias à publicação, que entendemos como uma disputa de sentidos em torno da aceitação da comunidade LGBTQIA+, especialmente expressa por crianças, que se caracteriza como um problema discursivo social. Assim, este estudo objetiva analisar os discursos dos comentários negativos feitos à postagem do Burguer King. Para tanto, utilizamos os aportes teóricos e metodológicos da Análise de Discurso Crítica, segundo Fairclough (2001; 2003) e Ramalho e Resende (2011), em uma pesquisa documental de base qualitativa de análise dos textos. Na análise, utilizamos as categorias de interdiscursividade, representação de atores sociais e avaliatividade. Os resultados evidenciam a mobilização dos discursos de boicote social, religioso e de “proteção” à criança na construção de um posicionamento que rejeita a diversidade de gênero, posicionando-a como algo nocivo às crianças. Ademais, termos pejorativos são usados para avaliar negativamente apoiadores da diversidade de gênero. Desse modo, podemos apontar que os comentários negativos analisados atualizam o discurso de ódio contra a comunidade LGBTQIA+, especialmente porque criticam abertamente aqueles que aceitam e apoiam a diversidade de gênero na sociedade. Além disso, esses comentários reforçam um espaço de exclusão das crianças, a quem determinadas temáticas são proibidas.

Biografia do Autor

  • Rian Lucas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

    É discente no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Desenvolve pesquisas na área da Literatura Brasileira com temáticas voltadas ao estudo de gênero, identidades, diversidades e de sexualidade, bem como questões que envolvem o feminismo, o homoerotismo, entre outras. Na Linguística, debruça-se sobre a Análise de Discurso Crítica, pesquisando a forma como a mídia representa as crianças. Fez parte do PIBIC-EaD, com o projeto de pesquisa intitulado: Leitura subjetiva na formação docente: constituição de laços afetivos com o texto literário, pelo IFPB. Atualmente, é bolsista do PIDITEC-EaD, com o projeto de pesquisa intitulado: o ensino de Literatura pelas redes do universo digital: alternativas (e soluções?) para os processos educativos na atualidade, pelo IFPB. É membro, também, do grupo de pesquisa do CNPq (LiDiMe) - Linguagem, Discurso, Mídia e Educação, pela Universidade Federal do Maranhão. Além disso, é escritor de textos (poemas, contos e crônicas) dentre os quais alguns já foram, inclusive, publicados em revistas (Ecos da palavra e LiteraLivre).

  • Regysane Botelho Cutrim Alves, UFMA

    Possui graduação em Letras PRT/ING pela Universidade Federal do Maranhão (2000), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2017). É professora de língua portuguesa e língua inglesa da Universidade Federal do Maranhão - Campus Imperatriz.

Downloads

Publicado

2022-06-26