BLENDED LEARNING COMO FATOR INOVADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
Palavras-chave:
Ensino de língua Inglesa, Metodologias ativas, Ensino híbridoResumo
O presente trabalho aborda a utilização do modelo híbrido de ensino, blended learning, na formação de professores de Língua Inglesa em um curso de Letras. Neste contexto, empreendemos uma pesquisa qualitativa, conduzida de acordo com os procedimentos da pesquisa bibliográfica, que objetiva verificar qual a contribuição desta metodologia na disciplina de língua inglesa, em um curso de Letras, para suporte ao aprendizado do idioma de forma inovadora. Inicialmente, utilizamos estudos acerca das metodologias ativas, enfatizando o ensino superior (MORAN, 2018; DEBALD, 2020). Para apresentamos conceitos e modelos de implantação da metodologia, nos apoiamos em HORN e STAKER, 2015; BACICH, NETO e TREVISANI, 2015; TORI, 2009; e CAMILO, 2017; dentre outros. Por fim, a implementação da modalidade híbrida no ensino de língua inglesa se baseia nos trabalhos de WHITTAKER (2013) e JÁ’ASHAN (2015). Conhecer o impacto de uma metodologia híbrida na aprendizagem dos alunos de um curso de Letras, nas disciplinas de Língua Inglesa, é importante para se pensar a inserção dos acadêmicos em práticas educativas mediadas pelas tecnologias. Com a hibridização o professor permitirá ao aluno desenvolver parte de suas atividades individuais remotamente, utilizando as tecnologias disponíveis ou material previamente disponibilizado, e parte das atividades em sala de aula inovando o modo como a língua inglesa tem sido ensinada no contexto pesquisado.