DEMOCRACIA, CIDADANIA E MÍDIA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CRÍTICO
Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso. Gramática do Design Visual. Discurso da mídia. Ensino. Cidadania.Resumo
O presente trabalho visa a um exame do modo como se constitui o segmento da mídia jornalística e como seu estudo pode oferecer subsídios importantes ao processo de ensino-aprendizagem de língua. Como aporte teórico-metodológico de base, ancora-se na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001 [1992]; 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; RAMALHO; RESENDE, 2011). O corpus da pesquisa é constituído de dez exemplares de gênero, selecionados por critério aleatório. O período de coleta compreende os meses de janeiro a junho do ano de 2021, sendo tomada a página do jornal Folha de S. Paulo no Instagram, com foco no aparato visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; JEWITT, 2009; ALMEIDA, 2008). Como delimitação, são consideradas as postagens que se referem ao tratamento do governo federal do Brasil, quanto ao enfrentamento dos problemas sociais, econômicos e sanitários gerados pela disseminação pandêmica da COVID-19. Consideramos que o gênero jornalístico é parte integrante das práticas que permeiam a vida social urbana da contemporaneidade, para o que é preciso desmitificar a função da mídia, comumente apresentada como um retrato fiel da realidade, destituído de posicionamento político e ideológico. O papel do professor de língua é, nesse âmbito, fundamental, sobretudo por contribuir, pelas atividades de leitura e produção de textos, para a formação de cidadãos conscientes e críticos.