DEMOCRACIA, CIDADANIA E MÍDIA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CRÍTICO

Autores

  • Ivandilson Costa Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Isly Lilian Hansen Freire Universidade de Pernambuco (UPE)

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso. Gramática do Design Visual. Discurso da mídia. Ensino. Cidadania.

Resumo

O presente trabalho visa a um exame do modo como se constitui o segmento da mídia jornalística e como seu estudo pode oferecer subsídios importantes ao processo de ensino-aprendizagem de língua. Como aporte teórico-metodológico de base, ancora-se na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001 [1992]; 2003; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; RAMALHO; RESENDE, 2011).  O corpus da pesquisa é constituído de dez exemplares de gênero, selecionados por critério aleatório. O período de coleta compreende os meses de janeiro a junho do ano de 2021, sendo tomada a página do jornal Folha de S. Paulo no Instagram, com foco no aparato visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; JEWITT, 2009; ALMEIDA, 2008). Como delimitação, são consideradas as postagens que se referem ao tratamento do governo federal do Brasil, quanto ao enfrentamento dos problemas sociais, econômicos e sanitários gerados pela disseminação pandêmica da COVID-19. Consideramos que o gênero jornalístico é parte integrante das práticas que permeiam a vida social urbana da contemporaneidade, para o que é preciso desmitificar a função da mídia, comumente apresentada como um retrato fiel da realidade, destituído de posicionamento político e ideológico. O papel do professor de língua é, nesse âmbito, fundamental, sobretudo por contribuir, pelas atividades de leitura e produção de textos, para a formação de cidadãos conscientes e críticos.

Biografia do Autor

  • Isly Lilian Hansen Freire, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Graduanda em Letras pela Universidade de Pernamcuco (UPE). Discente em Programa de Iniciação Científica (PIBIC)

Referências

ALMEIDA, Danielle (Org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa, Ed. UFPB, 2008.
BAUER, M.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, M.; GASKELL, G. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BAUER, M.; GASKELL, G. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Documento preliminar. MEC. Brasília, DF, 2015.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 jan. 2022.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FAIRCLOUGH. Norman. Language and Globalization. London; New York: Routledge, 2006.
FAIRCLOUGH. Norman. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003.
FAIRCLOUGH. Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da UnB, 2001[1992].
FAIRCLOUGH. Norman. Language and power. 2. ed. London: Longman, 1990.
JEWITT, Carey. An introduction to multimodality. In: JEWITT, C. (ed.) The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge, 2009.
KRESS, G.; LEEUWEN, T. van. Reading images: the grammar of visual design. London/New York: Routledge, 1996.
RAMALHO, Viviane; RESENDE, Viviane de Melo. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes, 2011.
RESENDE, Viviane . Análise de Discurso Crítica e Realismo Crítico. São Paulo: Pontes, 2009.
WODAK, Ruth. Do que trata a ACD: um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 233-243, 2004 [2001].

Downloads

Publicado

2022-06-26