A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO

Autores

Palavras-chave:

Variação Linguística. Livros Didáticos. Ensino de Língua Portuguesa.

Resumo

A variação linguística é um importante fenômeno que ocorre na língua. Partindo do pressuposto de que o livro é um recurso didático-metodológico significativo para o ensino-aprendizagem da língua materna, temos como objetivo identificar e analisar as atividades do livro didático de Língua Portuguesa que abordam a variação linguística. Nosso corpus está centrado na obra “Se liga na língua”, 6º ano, de Ormundo e Siniscalchi (2018), destinado ao ensino fundamental nos anos finais. Este trabalho é embasado na pesquisa bibliográfica e possui uma abordagem qualitativa, observando o tratamento dado à variação linguística no livro didático. A pesquisa está fundamentada teoricamente em Antunes (2007, 2012); Bagno (1999, 2002, 2006, 2007, 2013); Bortoni-Ricardo (2005, 2014); Neves (2014); Scherre (2005) e Soares (2000). Como resultado, observamos que os autores do livro didático se preocuparam em abordar a temática por meio dos diferentes tipos de variação linguística causados por fatores sociais, culturais, históricos, dentre outros, proporcionando ao aluno o (re)conhecimento da heterogeneidade da sua língua materna.

 

Biografia do Autor

  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

    Doutora em Análise Lingüística pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão, onde atua na graduação e na Pós-Graduação (Mestrado em estudos da Linguagem). Coordena o projeto de pesquisa Dicionário escolar: reflexões e possibilidades. Como pesquisadora, atua, principalmente, nas áreas de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Terminografia. Faz parte do grupo de pesquisa "Pesquisas em léxico".

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Publicado

2022-06-26