A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO
Palavras-chave:
Variação Linguística. Livros Didáticos. Ensino de Língua Portuguesa.Resumo
A variação linguística é um importante fenômeno que ocorre na língua. Partindo do pressuposto de que o livro é um recurso didático-metodológico significativo para o ensino-aprendizagem da língua materna, temos como objetivo identificar e analisar as atividades do livro didático de Língua Portuguesa que abordam a variação linguística. Nosso corpus está centrado na obra “Se liga na língua”, 6º ano, de Ormundo e Siniscalchi (2018), destinado ao ensino fundamental nos anos finais. Este trabalho é embasado na pesquisa bibliográfica e possui uma abordagem qualitativa, observando o tratamento dado à variação linguística no livro didático. A pesquisa está fundamentada teoricamente em Antunes (2007, 2012); Bagno (1999, 2002, 2006, 2007, 2013); Bortoni-Ricardo (2005, 2014); Neves (2014); Scherre (2005) e Soares (2000). Como resultado, observamos que os autores do livro didático se preocuparam em abordar a temática por meio dos diferentes tipos de variação linguística causados por fatores sociais, culturais, históricos, dentre outros, proporcionando ao aluno o (re)conhecimento da heterogeneidade da sua língua materna.
Referências
ANTUNES, I. Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BAGNO, M. Preconceito Linguístico: O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.
BAGNO, M.; STUBBS, M.; GAGNÉ, G. Língua Materna: Letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
BAGNO, M; RANGEL, E. Tarefas da educação lingüística no Brasil. Revista brasileira de lingüística aplicada, v. 5, p. 63-82, 2005.
BAGNO, M. A Língua de Eulália: novela sociolinguística. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007
BAGNO, M. Sete erros aos quatro ventos: a variação no ensino de português. São Paulo:
Parábola Editorial, 2013.
BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemos na escola, e agora? Sociolingüística e Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BORTONI-RICARDO, S. M. Sociolinguística em sala de aula. 6. ed. São Paulo: Parábola, 2009.
BORTONI-RICARDO, S. M. Manual de Sociolinguistica. São Paulo: Contexto, 2014.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa -terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017.
CALLOU, D; LEITE, Y. Como falam os brasileiros. 2. ed. São Paulo: Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
CERVO, A. L; BERVIAN. P. A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
MOTHES, L; ROSA, N. B. K da. Um olhar sobre a linguagem de adolescentes de classe socioeconômica privilegiada. Cadernos de Aplicação. Porto Alegre. Vol. 22, n.1 (jan./jun.2009), p. 93-111. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/25485. Acesso em: 23/01/2022.
NEVES, M. H. de M. Que gramática estudar na escola? norma e uso na língua portuguesa. 4. ed., 2. reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.
ORMUNDO, W.; SINISCALCHI, C. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem. São Paulo: Moderna, 2018.
SCHERRE, M. M. P. Doa-se lindos filhotes de poodle: variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
SOARES, M. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo: Editora Ática, 2000.