VENHA VER O PÔR DO SOL: UMA ESTRATÉGIA PARA O APRIMORAMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria Jayline Pereira da Silva Universidade Federal de Campina Grande image/svg+xml
  • Ana Laryssa Tavares de Andrade Universidade Federal de Campina Grande image/svg+xml

Palavras-chave:

Letramento literário, Conto Gótico, Formação de leitor, Ferramentas digitais

Resumo

Resumo:

O ensino literário tem se mostrado um excelente instrumento para a construção de leitores críticos-sociais, devido ao seu alto teor reflexivo. Diante disso, instruí-los para que desenvolvam a competência leitora, bem como despertar o prazer pelo universo da literatura tem-se tornado o centro de interesse dos professores. Em face do exposto, este estudo visa propor uma estratégia pedagógica para a formação de leitores literários por meio do conto Venha ver o pôr do sol, de Lygia Fagundes Telles. Destarte, objetiva ainda apresentar o círculo de leitura de Rildo Cosson como um caminho profícuo para o letramento literário; discutir as contribuições do conto gótico, apontando o gênero como facilitador da prática leitora; e utilizar as ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem, a fim de efetivar o letramento literário. Assim, a metodologia compreende uma pesquisa básica, de procedimento técnico bibliográfico e abordagem qualitativa, pautada nos estudos de Cosson (2020), Telles (2009) e Santos (2010). Portanto, buscamos com este artigo auxiliar os docentes no desenvolvimento de técnicas e atividades que possibilitem a construção de sentidos entre o texto e suas múltiplas linguagens, fomentando o aperfeiçoamento da instrução da educação de literatura no Ensino Médio, de modo que forme estudantes ativos e pensantes socialmente, capazes de interpretar, compreender e refletir sobre a importância dela em suas vidas.

 

 

Biografia do Autor

  • Maria Jayline Pereira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduanda em Licenciatura plena em Letras, Língua Portuguesa, pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras-PB. É Integrante do Grupo Avançado de Estudos em Literatura (GAEL), desde o ano de 2019. Atualmente é bolsista residente do programa Residência Pedagógica.

  • Ana Laryssa Tavares de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduanda em Licenciatura plena em Letras, Língua Portuguesa, pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras-PB. Desenvolveu pesquisa e ensino voltado para a educação através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre os anos de 2019 a 2020. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Texto e Discurso, correspondente ao período de 2018.2. Atualmente é bolsista residente do programa Residência Pedagógica e integrante do Grupo de Estudos de Literatura Cultura e Ensino (GELICE).

Downloads

Publicado

2022-06-26