VENHA VER O PÔR DO SOL: UMA ESTRATÉGIA PARA O APRIMORAMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maria Jayline Pereira da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Laryssa Tavares de Andrade Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Letramento literário, Conto Gótico, Formação de leitor, Ferramentas digitais

Resumo

Resumo:

O ensino literário tem se mostrado um excelente instrumento para a construção de leitores críticos-sociais, devido ao seu alto teor reflexivo. Diante disso, instruí-los para que desenvolvam a competência leitora, bem como despertar o prazer pelo universo da literatura tem-se tornado o centro de interesse dos professores. Em face do exposto, este estudo visa propor uma estratégia pedagógica para a formação de leitores literários por meio do conto Venha ver o pôr do sol, de Lygia Fagundes Telles. Destarte, objetiva ainda apresentar o círculo de leitura de Rildo Cosson como um caminho profícuo para o letramento literário; discutir as contribuições do conto gótico, apontando o gênero como facilitador da prática leitora; e utilizar as ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem, a fim de efetivar o letramento literário. Assim, a metodologia compreende uma pesquisa básica, de procedimento técnico bibliográfico e abordagem qualitativa, pautada nos estudos de Cosson (2020), Telles (2009) e Santos (2010). Portanto, buscamos com este artigo auxiliar os docentes no desenvolvimento de técnicas e atividades que possibilitem a construção de sentidos entre o texto e suas múltiplas linguagens, fomentando o aperfeiçoamento da instrução da educação de literatura no Ensino Médio, de modo que forme estudantes ativos e pensantes socialmente, capazes de interpretar, compreender e refletir sobre a importância dela em suas vidas.

 

 

Biografia do Autor

  • Maria Jayline Pereira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduanda em Licenciatura plena em Letras, Língua Portuguesa, pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras-PB. É Integrante do Grupo Avançado de Estudos em Literatura (GAEL), desde o ano de 2019. Atualmente é bolsista residente do programa Residência Pedagógica.

  • Ana Laryssa Tavares de Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduanda em Licenciatura plena em Letras, Língua Portuguesa, pelo Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras-PB. Desenvolveu pesquisa e ensino voltado para a educação através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre os anos de 2019 a 2020. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Texto e Discurso, correspondente ao período de 2018.2. Atualmente é bolsista residente do programa Residência Pedagógica e integrante do Grupo de Estudos de Literatura Cultura e Ensino (GELICE).

Referências

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALADO, G. C. S. Os ecos do gótico em Lygia Fagundes Telles. 2018. 35 f. Dissertação (Monografia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.

GIACON, E. M. O. Gotas de teoria: o conto e a crônica. In: Jornada Nacional de Linguística e Filosofia da Língua Portuguesa, 8, 2013, Rio de Janeiro, Anais [...] Rio de Janeiro, 2013, p. 285/490. Disponível em: https://livrozilla.com/doc/1163845/gotas-de-teoria--o-conto-e-a-cr%C3%B4nica---cifefil Acesso em: 06/01/2022

GOTLIB, N. B. Teoria do conto. 11 .ed. São Paulo Ática, 2006

KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In:_______(org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

KOCH, I. V; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.

MENON, M. C. A narrativa de mistério/suspense, terror/horror no ensino médio: ponderações e esclarecimentos. In: OLIVEIRA, V. S. (org.). Educação literária em foco: entre teorias e práticas. Paraná, 2008. p. 77-87 Disponível em: http://www.ccp.uenp.edu.br/e-books/uenp/2008-vsoliveira-org-educacao_literaria.pdf Acesso em: 14/12/2021

PEREIRA, E. P. P. Desenvolvimento de estratégias de leitura: o conto na sala da aula. 2019. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Linguagens e Letramentos, Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/182014 Acesso em: 16/12/2021

ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R; MOURA, E. (org.) Multiletramentos na Escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTOS, L. S. Vestígios do Gótico nos Contos de Lygia Fagundes Telles. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/7577 Acesso em: 14/10/2021

SOUZA, M. M. S. Contos de suspense e terror: uma proposta para formação do leitor. In: Organizadores: PHILLIPSEN, N. I; PRECIOSO, A. L. (orgs). Ensino de gramática em uso e literatura infanto-juvenil: diálogos contemporâneos. Cáceres: Editora Unemat, 2017. v. 3. p, 86-95 Disponível em: http://portal.unemat.br/?pg=site&i=editora&m=cadastros-de-obras&c=ensino-da-gramatica-em-uso-e-literatura-infanto-juvenil-dialogos-contemporaneos-colecao-sala-das-letras-volume-03 Acesso em: 10/11/2021

TELLES, L. F.Venha ver o pôr do sol. In: Antes do baile verde. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 94 - 100

Downloads

Publicado

2022-06-26