VENHA VER O PÔR DO SOL: UMA ESTRATÉGIA PARA O APRIMORAMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Letramento literário, Conto Gótico, Formação de leitor, Ferramentas digitaisResumo
Resumo:
O ensino literário tem se mostrado um excelente instrumento para a construção de leitores críticos-sociais, devido ao seu alto teor reflexivo. Diante disso, instruí-los para que desenvolvam a competência leitora, bem como despertar o prazer pelo universo da literatura tem-se tornado o centro de interesse dos professores. Em face do exposto, este estudo visa propor uma estratégia pedagógica para a formação de leitores literários por meio do conto Venha ver o pôr do sol, de Lygia Fagundes Telles. Destarte, objetiva ainda apresentar o círculo de leitura de Rildo Cosson como um caminho profícuo para o letramento literário; discutir as contribuições do conto gótico, apontando o gênero como facilitador da prática leitora; e utilizar as ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem, a fim de efetivar o letramento literário. Assim, a metodologia compreende uma pesquisa básica, de procedimento técnico bibliográfico e abordagem qualitativa, pautada nos estudos de Cosson (2020), Telles (2009) e Santos (2010). Portanto, buscamos com este artigo auxiliar os docentes no desenvolvimento de técnicas e atividades que possibilitem a construção de sentidos entre o texto e suas múltiplas linguagens, fomentando o aperfeiçoamento da instrução da educação de literatura no Ensino Médio, de modo que forme estudantes ativos e pensantes socialmente, capazes de interpretar, compreender e refletir sobre a importância dela em suas vidas.