AS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL POR MEIO DO OBSERVATÓRIO DE IDEIAS

Autores

  • Jeane Santos Corte Caetano Ueg Câmpus Inhumas
  • Carla Conti de Freitas UEG- CÂMPUS INHUMAS

Palavras-chave:

Palavras-chave: Multiletramentos. Práticas. Formação. Observatório de Ideias.

Resumo

Resumo: A presente pesquisa teve o intuito de investigar ações desenvolvidas por professores de línguas em formação inicial em plataformas digitais motivadas pelo período de atividades escolares remotas em decorrência da pandemia da Covid-19. Para realização desta pesquisa foi utilizada a plataforma digital Observatório de Ideias, que é uma plataforma de registro e gestão do conhecimento produzido pela comunidade local (FREITAS, 2017). Todas ações desenvolvidas pelos professores em formação foram armazenadas, gerando novas ações que também serão práticas de multiletramentos de outros professores em formação. Assim, todo conhecimento gerado será compartilhado, sempre com atenção de levar informação e reflexão do processo de formação de professores de línguas na perspectiva do multiletramento. Durante todo o estudo foi considerada a multiplicidade de linguagem e de culturas que envolve a produção dos textos em diferentes modalidades como orais, escritos, imagens ou vídeo. Desta forma, esta pesquisa considerou os pressupostos da abordagem qualitativa para estudos na área da linguagem. Com a realização desta pesquisa, foi possível perceber contribuições com mudanças significativas na formação inicial de professores para o ensino de línguas, que possibilitou uma relação entre o ensino de línguas e o contexto, viabilizando um diálogo com os professores em formação, por meio de práticas de multiletramentos que visam ampliar a leitura e a comunicação na sociedade atual.

Referências

REFERÊNCIAS

Armando Malheiro. A informação: da compreensão do fenômeno e construção do objeto científico. Porto/Portugal: Afrontamento, 2006.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da
Modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. 2.ed. São Paulo:
Edusp, 1998.

FREITAS, Carla Conti de [et. al]. Gestão do Conhecimento e a formação de professores: percursos e desafios do Observatório de Ideias. Anápolis, GO: UEG, 2017.

FREITAS, C. C. A implantação do Observatório de Ideias da UEG. Anais do 12th CONTECSI, International Conference on Information Systems and Technology Management: São Paulo: USP, 2015.

FREITAS, Carla Conti de. Multiletramentos na formação inicial de professores de línguas. Projeto de Pesquisa/UEG, 2019.

FREITAS, Carla Conti de. Multiletramentos na formação inicial de professores de línguas: das limitações às novas práticas curriculares. Revista Coralina, Cidade de Goiás, vol. 1, n.1 fev, 2019. p. 67-80. https://bit.ly/2EhR0AC

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa (3 ed.). Porto Alegre: Artmed, 2019

GAYDECZKA, B.; KARVOSKI, A.M. Pedagogia dos multiletramentos e desafios para o uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa. Linguagem e Ensino, Pelotas, v.18, n.1, p.151-174, 2015.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade / Stuart Hall; tradução Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro – 7. ed. – Rio de Janeiro: DP & A, 2002.

MONTE MÓR, W. M. Multimodalidades e comunicação: antigas novas questões no ensino de línguas estrangeiras. R. Let. & Let. Uberlândia-MG, v. 26, n. 2, p.469-476, jul./dez. 2010.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.


SAKATA, M.C.; SILVA, Armando Malheiro; RICCIO, E. L.; CAPOBIANCO, L. Construção do Observatório da USP CONTECSI,: Análise da dinâmica científica e impacto nacional e internacional de um congresso acadêmico. Revista Prisma. São Paulo: USP, 2013.

Downloads

Publicado

2022-06-26