AS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO INICIAL POR MEIO DO OBSERVATÓRIO DE IDEIAS

Autores

  • Jeane Santos Corte Caetano Ueg Câmpus Inhumas
  • Carla Conti de Freitas UEG- CÂMPUS INHUMAS

Palavras-chave:

Palavras-chave: Multiletramentos. Práticas. Formação. Observatório de Ideias.

Resumo

Resumo: A presente pesquisa teve o intuito de investigar ações desenvolvidas por professores de línguas em formação inicial em plataformas digitais motivadas pelo período de atividades escolares remotas em decorrência da pandemia da Covid-19. Para realização desta pesquisa foi utilizada a plataforma digital Observatório de Ideias, que é uma plataforma de registro e gestão do conhecimento produzido pela comunidade local (FREITAS, 2017). Todas ações desenvolvidas pelos professores em formação foram armazenadas, gerando novas ações que também serão práticas de multiletramentos de outros professores em formação. Assim, todo conhecimento gerado será compartilhado, sempre com atenção de levar informação e reflexão do processo de formação de professores de línguas na perspectiva do multiletramento. Durante todo o estudo foi considerada a multiplicidade de linguagem e de culturas que envolve a produção dos textos em diferentes modalidades como orais, escritos, imagens ou vídeo. Desta forma, esta pesquisa considerou os pressupostos da abordagem qualitativa para estudos na área da linguagem. Com a realização desta pesquisa, foi possível perceber contribuições com mudanças significativas na formação inicial de professores para o ensino de línguas, que possibilitou uma relação entre o ensino de línguas e o contexto, viabilizando um diálogo com os professores em formação, por meio de práticas de multiletramentos que visam ampliar a leitura e a comunicação na sociedade atual.

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Publicado

2022-06-26