ESTUDO DE CLASSE DE PALAVRAS: TRATAMENTO DO SUBSTANTIVO NO LIVRO DIDÁTICO
Palavras-chave:
Substantivos, Classes de palavras, Livro didáticoResumo
O ensino de classes de palavras tem apresentado bastantes inconsistências do ponto de vista teórico-metodológico, privilegiando atividades prescritivas, pautadas na tradição gramatical. Sabe-se com base em estudos como os de Antunes (2007), Neves (2017) entre outros autores, que essa abordagem é questionável, pois não contribui para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Acrescenta-se o fato de que documentos norteadores da educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), orientam para o uso de abordagens funcionais, privilegiando práticas de Análise Linguística (AL), as quais permitem estudar a gramática em uso, nas práticas de leitura e produção de textos, considerando um ponto de vista diferente do tradicional. Com o objetivo de investigar o estudo das classes de palavras em Livros Didáticos (LD) aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2016, esta pesquisa se dedica à análise do seguinte corpus: a coletânea para a 2ª série do Ensino Médio, Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (CEREJA; DAMIEN; VIANNA, 2016). Busca-se a resolução da seguinte questão-problema: qual o tratamento destinado à classe de palavras ‘substantivo’ em Manual Didático aprovado pelo PNLD? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, classificada, quanto aos seus objetivos, como descritiva e, de acordo com seus procedimentos, como bibliográfica e documental, ancorada no aporte teórico de Neto (2015), Azeredo (2021) e Neves (2017). A partir da análise das definições e abordagens didático-metodológicas das atividades apresentadas para o ensino desta categoria gramatical na obra em exame, constatou-se que a maioria das concepções apresentadas nos LD é de caráter formalista e considera, na maioria das vezes, apenas o critério semântico.
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