REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E O LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DURANTE ENSINO REMOTO
Palavras-chave:
Experiências. Formação. Pandemia. Letramento digitalResumo
O contexto pandêmico que se instaurou no ano de 2020 e prossegue até a data atual, impôs uma série de mudanças na sociedade e nas relações humanas: comércio, trabalho, lazer… todos os setores tiveram que se adaptar às novas formas de funcionamento. A tecnologia assumiu um papel de protagonista nesse contexto. A educação também se viu reorganizada e passou a funcionar com o auxílio das ferramentas tecnológicas, o que trouxe uma série de questionamentos para os professores, alunos, pais e administradores. Nossa reflexão se volta para algumas dessas questões e o embasamento teórico passa pela formação de professores (ALMEIDA, 2002; PESSOA, 2006, 2011), letramento digital (RIBEIRO, 2012, THEISEN, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016) na educação (GAMA, 2012; RANGEL, ROJAS, 2012; PIVA JR, 2013) e as experiências docentes (ALMEIDA, 2007; BORGES, 2007; TARDIF, 2007), visando demonstrar os impactos da pandemia na vida de uma professora da rede municipal no interior goiano. Utilizando uma abordagem qualitativa, trouxemos experiências no Ensino Fundamental e Médio para o debate. Levantando questões oriundas de momentos de sucesso e muitas dificuldades para alunos e professores, entre as quais o acesso à internet, o letramento digital, os aparatos tecnológicos (computador, smartphones e tablets), as situações de trabalho, saúde e familiares que afetam o empenho dos participantes durante as aulas, além de dúvidas e anseios sobre a formação. As conclusões nos levam a considerar este momento ímpar, que repercutirá ainda por muitos anos, instigando professores a buscar formação continuada que os auxiliem na jornada.
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