ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS: UMA EXPERIÊNCIA ADVINDA DA PARTICIPAÇÃO NA 7ª OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Multiletramento, Olimpíada de Língua PortuguesaResumo
Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), se tornaram mais notáveis as mudanças linguísticas. Por isso, o multiletramento surge como uma oportunidade para envolver diferentes linguagens. Assim, objetivando compreender como se articula o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos multiletramentos, com base em Rojo e Moura (2012), Melo (2016) e Lopes, Veiga e Luterman (2019), as autoras deste estudo desenvolveram um Projeto de Ensino com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Altamira) a fim de garantir a participação de duas turmas na 7ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP). Desse modo, foram utilizadas diferentes linguagens, como as visuais, sonoras e verbais, para propiciar a aprendizagem de língua materna por meio do domínio de um gênero textual (artigo de opinião) e de um gênero audiovisual (documentário). Os participantes são discentes das turmas do 2º e 3º ano dos Cursos Técnicos de Edificações e Informática Integrados ao Ensino Médio. Para organizar os dados, foram analisadas as informações advindas de exposições orais, produções escritas e audiovisuais dos discentes, bem como dos cadernos de notas das docentes, os quais continham relatos reflexivos sobre as experiências de ensino/aprendizagem da língua portuguesa surgidas a partir da execução do Projeto de Ensino. Ao final, foi observado que os discentes adquiriram habilidades linguísticas que envolviam o domínio da produção dos gêneros textuais/audiovisuais abordados. Assim, esses tiveram a possibilidade de se comunicar de modo mais efetivo de acordo com o contexto no qual estavam inseridos.