CAFÉ LITERÁRIO PRESENCIAL E VIRTUAL: RELATO DE PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO

Autores

  • Francimary Silva França UEPB

Palavras-chave:

Literatura. Ensino Remoto. Café Literário.

Resumo

O ensino remoto ressignificou o espaço escolar, e o espaço da leitura também. Aumentaram os desafios em todos os âmbitos do aprendizado. Pelos alunos que não conheciam e nem vivenciavam estas realidades, como também pelos professores que de uma maneira muito rápida tiveram que se capacitar e dominar conhecimentos antes desconhecidos de suas práticas. Implementar e ressignificar o ensino, a leitura, e o encontro com a Literatura sem prejuízos para os discentes,  tornou-se um dos objetivos das aulas de Língua Portuguesa no âmbito remoto. Diante deste contexto, este trabalho organiza-se como um relato das experiências de práticas de leitura em sala de aula física e virtual através da realização de Cafés Literários em turmas de ensino fundamental e médio. Constatou-se a partir destas vivências a relação do aluno leitor com o livro que ultrapassa as paredes da escola. A pesquisa constitui-se embasada em uma abordagem qualitativa, e tem como aporte teórico os estudos de Silva (2016), Silveira & batista (2019), Lajolo (2018), Jouve (2012) e Zilberman (1999). Compreende-se a partir de tal experiência que a formação do aluno leitor é de extrema importância no espaço escolar, seja ele físico ou virtual. É também uma forma de o aluno confrontar a sua realidade, da sua timidez. Trazer o livro para a sala de aula remota é um desafio, mas totalmente recompensador.

Referências

Referências


COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

JOUVE, Vicent Porque estudar Literatura? / Vicent Jouve; Marcos Bagno e Marcos Marcionílio, tradutores. São Paulo: Parábola, 2012.

LAJOLO, Marisa. Literatura: ontem, hoje e amanhã. São Paulo, Unesp, 2018.

PENHA, Maria de Lima Braga. Contribuições ao ensino de literatura / organização Gisela Maria de Lima Braga Penha; João Carlos de Souza Ribeiro; Natália Oliveira Jung. – Rio Branco: Edufac, 2018.

SILVEIRA, Éderson Luís; BATISTA, Marcos dos Reis (Orgs.) Ensino de literatura e de leitura literária: desafios, reflexões e ações [recurso eletrônico] / Éderson LuísSilveira; Marcos dos Reis Batista (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.

SILVA, Antônio de Pádua Dias da. O ensino da Literatura hoje, da crise do conceito a noção de escritas. Campina Grande : EDUEPB, 2012.

Downloads

Publicado

2022-06-26