CAFÉ LITERÁRIO PRESENCIAL E VIRTUAL: RELATO DE PRÁTICAS E POSSIBILIDADES DE ENSINO

Autores

  • Francimary Silva França UEPB

Palavras-chave:

Literatura. Ensino Remoto. Café Literário.

Resumo

O ensino remoto ressignificou o espaço escolar, e o espaço da leitura também. Aumentaram os desafios em todos os âmbitos do aprendizado. Pelos alunos que não conheciam e nem vivenciavam estas realidades, como também pelos professores que de uma maneira muito rápida tiveram que se capacitar e dominar conhecimentos antes desconhecidos de suas práticas. Implementar e ressignificar o ensino, a leitura, e o encontro com a Literatura sem prejuízos para os discentes,  tornou-se um dos objetivos das aulas de Língua Portuguesa no âmbito remoto. Diante deste contexto, este trabalho organiza-se como um relato das experiências de práticas de leitura em sala de aula física e virtual através da realização de Cafés Literários em turmas de ensino fundamental e médio. Constatou-se a partir destas vivências a relação do aluno leitor com o livro que ultrapassa as paredes da escola. A pesquisa constitui-se embasada em uma abordagem qualitativa, e tem como aporte teórico os estudos de Silva (2016), Silveira & batista (2019), Lajolo (2018), Jouve (2012) e Zilberman (1999). Compreende-se a partir de tal experiência que a formação do aluno leitor é de extrema importância no espaço escolar, seja ele físico ou virtual. É também uma forma de o aluno confrontar a sua realidade, da sua timidez. Trazer o livro para a sala de aula remota é um desafio, mas totalmente recompensador.

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Publicado

2022-06-26