DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA ÁREA DE LINGUAGENS: PRÁTICA LEITORA DE MEMES EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Educação Física, Interdisciplinaridade, Meme, Práticas CorporaisResumo
O presente estudo tematiza as possibilidades interdisciplinares dentro da área de Linguagens na educação básica. A partir destes diálogos, objetiva propor e analisar a inserção do gênero meme em atividades teóricas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, cujo suporte teórico reside principalmente em Rojo (2012), Soares et. al (2012), Oliveira (2019), Dawkins (2007) e nas normatizações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Como resultados, constatou-se que o uso de memes na ancoragem de questões teóricas possibilitou práticas leitoras mediadas pela apropriação de uma linguagem da cultura jovem articulada ao contexto das práticas corporais no mundo, abordando objetos do conhecimento de maneira crítica, irônica e reflexiva. Conclui-se, portanto, que a integração das áreas de Língua Portuguesa e Educação Física concede profícuas oportunidades de aprendizagem interdisciplinar a partir de gêneros digitais emergentes.