DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA ÁREA DE LINGUAGENS: PRÁTICA LEITORA DE MEMES EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Thiago Adriano Ribeiro Tatagiba
  • Mayara Xavier Vito Pezarino
  • Joane Marieli Pereira Caetano

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Educação Física, Interdisciplinaridade, Meme, Práticas Corporais

Resumo

O presente estudo tematiza as possibilidades interdisciplinares dentro da área de Linguagens na educação básica. A partir destes diálogos, objetiva propor e analisar a inserção do gênero meme em atividades teóricas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, cujo suporte teórico reside principalmente em Rojo (2012), Soares et. al (2012), Oliveira (2019), Dawkins (2007) e nas normatizações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Como resultados, constatou-se que o uso de memes na ancoragem de questões teóricas possibilitou práticas leitoras mediadas pela apropriação de uma linguagem da cultura jovem articulada ao contexto das práticas corporais no mundo, abordando objetos do conhecimento de maneira crítica, irônica e reflexiva. Conclui-se, portanto, que a integração das áreas de Língua Portuguesa e Educação Física concede profícuas oportunidades de aprendizagem interdisciplinar a partir de gêneros digitais emergentes.

Referências

BELTRÃO, José Arlen. A Educação Física na escola do vestibular: as possíveis implicações do ENEM. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n.2, p. 819-840, abr./jun., 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/332586560_A_Educacao_Fisica_na_escola_do_vestibular_as_possiveis_implicacoes_do_ENEM>. Acesso em 02 fev. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/Consed/Undime, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

DAWKINS, Richard. O Gene Egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. São Paulo: Vozes, 2006.

DIAS, Anair Valênia Martins et al. Minicontos multimodais: reescrevendo imagens cotidianas. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012, p. 75-94.

OLIVEIRA, Ulisses. Meme: gênero e prática de ensino pela sequência didática. Entretextos, Londrina. v. 19, n. 2, p. 63-89, 2019.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Apresentação: protótipos didáticos para os multiletramentos. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012a, p. 7-9.

______. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012b, p. 11-31.

SOARES, Carmen Lucia; TAFFAREL, Celi; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR, Micheli; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de Educação Física. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Downloads

Publicado

2022-06-26