PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE A VARIÁVEL OBJETO DIRETO DE TERCEIRA PESSOA NA MODALIDADE ORAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta didática com 3 questões acerca da variabilidade do fenômeno morfossintático objeto direto de terceira pessoa na modalidade oral, no Português Brasileiro (PB). Dessa forma, no que diz respeito a fundamentação teórica, será discutido, brevemente, como esse fenômeno é abordado nas gramáticas normativas, descritivas (COELHO, 2019), em algumas pesquisas que analisam seu comportamento na modalidade oral nas cinco regiões brasileiras (OMENA, 1978; DUARTE, 1986; MALVAR, 1992; LUÍZE, 1997; NEIVA, 2007; LAUAR, 2014; PRAIA, 2020), sobre alguns condicionamentos linguísticos que contribuem para o menor/maior número de ocorrências das variantes da variável em questão (DUARTE, 1986; LAUAR, 2014) e sobre a necessidade de levar esses estudos ao ensino (BORTONI-RICARDO). No que tange a metodologia, explicitaremos sobre a Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO) e sobre o ensino de gramática em três eixos (VIEIRA, 2018). Logo, no que concerne a proposta didática, apresentaremos 3 questões acerca da variabilidade do fenômeno em questão no português brasileiro. Esperamos contribuir com os profissionais que lerem esse trabalho, para que possam refletir/desenvolver/aprimorar novas práticas pedagógicas sobre esse fenômeno na modalidade oral, com o intuito de levar os resultados de pesquisas variacionistas ao ensino.
Palavras-chave: Proposta didática. Objeto direto de terceira pessoa. Modalidade oral.
Referências
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