LETRAMENTO LITERÁRIO, TEORIA E PRÁTICA: ESTUDO E REFLEXÕES

Autores

  • Daniela Fernanda Roseno de Souza Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Thátila Ruanna Dias Bezerra Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Jéssica ´Soares Dantas Fernandes Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Bruno Krakauer Ribeiro Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Márcia Maria de Melo Araújo Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

Ensino. Formação do leitor literário. Literatura.

Resumo

No atual cenário educacional, o ensino da literatura tem gerado controvérsias no que tange às práticas metodológicas adotadas por escolas e professores. Tal problemática contribui para o progressivo encurtamento da presença da literatura no ambiente educacional, promovendo o distanciamento da prática de leitura e das obras, principalmente as canônicas. Assim sendo, a reflexão sobre as práticas de ensino da literatura na escola é o ponto de partida da proposta deste trabalho, tendo como aporte teórico o livro Letramento Literário, teoria e prática de Rildo Cosson. Para dialogar com a proposta de Cosson (2009), metodologicamente, buscou-se apresentar reflexões a respeito da temática, envolvendo a responsabilidade da escola, do professor e dos alunos, além de apresentar aspectos do letramento literário e sua aplicação prática. Sabemos que a formação do leitor literário não depende apenas do professor, mas acreditamos na função exercida por ele como agente transformador nesse processo, pois é a partir de suas práticas em sala de aula que os alunos serão ou não sensibilizados para a leitura. Levando-se em consideração estudo e reflexões sobre o livro de Cosson, vê-se no modo de refletir sobre ele, a pluralidade interpretativa de textos literários e a contribuição para a formação e amadurecimento de alunos leitores. Assim estes podem ser capazes de se posicionar criticamente frente às diversas obras, prontos para colaborar e transformar as relações humanas a partir do amplo mundo que se abre através da literatura. Diante do exposto, como resultado, espera-se que este trabalho possibilite destacar a função da literatura na vida de professores e alunos, a responsabilidade das escolas na formação de leitores críticos, a criação de mecanismos metodológicos e a mediação do professor leitor como incentivador da leitura no ambiente escolar.

Biografia do Autor

  • Daniela Fernanda Roseno de Souza, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: daniroseno24@gmail.com.

  • Thátila Ruanna Dias Bezerra, Universidade Estadual de Goiás

    Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada pelo Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN). E-mail: thatinhath@hotmail.com.

  • Jéssica ´Soares Dantas Fernandes, Universidade Estadual de Goiás

    Aluna especial do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goíás (UEG). Especialista em Letras Português pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Graduada em Letras Espanhol pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: jessidantas16@gmail.com.

  • Bruno Krakauer Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás

    Mestrando em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduado em Relações Internacionais pela Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). E-mail: brunokrakauer@gmail.com.

  • Márcia Maria de Melo Araújo, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora e Mestre em Letras e Linguística na área de Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. (UFG). Docente efetivo da Universidade Estadual de Goiás e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI). E-mail: marcia.araujo@ueg.br.

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Publicado

2022-06-26