RECEPÇÕES DE “O CONTO DA AIA”: DO LIVRO À SÉRIE

Autores

  • Amanda Pereira Rocha UEG
  • Marcelo Gustavo Costa de Brito UEG

Palavras-chave:

Distopia. Feminismo. Extrema-direita. Fascismo.

Resumo

Em 1985, a autora canadense Margaret Atwood lançava o livro The Handmaid's Tale (O Conto da Aia), uma premiada ficção especulativa que projetava um futuro no qual as mulheres perderiam seus direitos civis e serviriam a um Estado fundamentalista como reprodutoras, cumprindo o seu “destino biológico”. Três décadas depois, em 2017, o romance foi adaptado para a televisão e se tornou uma série de enorme sucesso mundial. Se parte dessa expressiva repercussão se explica pela maior circulação da narrativa de Atwood em formato audiovisual, a recepção da obra não pode ser afastada das movimentações políticas daquele momento, com a ascensão internacional da extrema-direita e a maior visibilidade da luta pelos direitos das mulheres. Neste estudo, procuramos identificar alguns sentidos colocados em circulação pela série, em especial a apropriação que dela foi feita pelos movimentos feministas nos anos seguintes ao seu lançamento, marcando como a distopia atwoodiana, nos anos 1980 considerada improvável e distante, ganhou expressividade e atualidade na segunda década do século 21.

Referências

AARÃO, D.; FERREIRA, J.; ZENHA, C. (orgs.). O Século XX: o tempo das crises - revoluções, fascismos e guerras (Vol.2). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

AGUILAR, A. “Entrevista com Margaret Atwood: Para mim é natural ser uma ‘raposa velha’ malvada” in EL PAÍS, 07 setembro de 2019.

ATWOOD, Margaret. “Maldita profecia” in EL PAÍS, 14 de maio de 2017.
BAUER, P.; CURTIS, A.; LOWNE, C.. "O Conto da Aia". Enciclopédia Britânica, 18 de setembro de 2019.

BUTLER, Judith. “Quem tem medo de falar sobre gênero?” in Youtube, 8/11/2017.

CHARTIER, Roger. História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 1990.

MIGUEL, B; GORTÁZAR, N. “Derrota de Trump abala o populismo no mundo, mas não o derruba” in El PAÍS, 22 de novembro 2020.

FERRERO, C. “No mundo pós-Trump, a revolução feminista se tingiu de vermelho” in EL PAÍS, 15 de julho de 2017.

KACHANI, M. “Aborto é necessidade de saúde’ diz ativista e antropóloga ameaçada de morte.” in Estadão, 02 de agosto de 2018.

KUSUMOTO, M. “Os 20 livros de ficção mais vendidos de 2018. Quantos você leu?” in Revista Veja, 28 de dezembro de 2018.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Tradução Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MELLO, C. Patrícia. “Marcha das Mulheres reúne milhares contra Trump em todo o mundo” in Folha de S. Paulo, 21 de janeiro de 2017.

PAIS, A. Margaret Atwood, autora de ‘O Conto da Aia’: ‘Se os EUA tivessem uma ditadura, seria religiosa. BBC, 09 fev. 2020.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e realidade. v.l5, n.2, jul./dez. 1995

Downloads

Publicado

2022-06-26