ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PARA ALÉM DAS NOMENCLATURAS GRAMATICAIS

Autores

  • Letícia Regina Marcolin Universidade de Passo Fundo
  • Luciana Maria Crestani Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de gramática, Nomenclatura gramatical, BNCC, Competências discursivas

Resumo

O ensino de língua materna nas escolas é frequentemente confundido com o ensino de nomenclaturas gramaticais. Contudo, ensinar língua não se resume à conceituação e à classificação de elementos linguísticos, tampouco o conceito de gramática se resume a isso. Nesse sentido, o presente trabalho busca esclarecer a diferença entre ensino de língua e ensino de nomenclaturas gramaticais, refletindo sobre como a gramática está implicada no uso da língua e pode ser explorada nas atividades escolares com vistas ao efetivo desenvolvimento de competências discursivas dos estudantes. Assim, é no diálogo entre preceitos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e estudos de autores que discorrem sobre o tema, entre eles Antunes (2014), Geraldi (2006), Neves (2019) e Possenti (1996, 2006), que se firmam as reflexões deste trabalho, o qual busca contribuir para repensar práticas e/ou suscitar novas e outras propostas de ensino de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

  • Letícia Regina Marcolin, Universidade de Passo Fundo

    Mestranda em Letras, bolsista Capes, pela Universidade de Passo Fundo.

  • Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

Referências

ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 ago. 2024.

GERALDI, João W. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João W. (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 39-46.

NEVES, Maria. H. de M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

POSSENTI, Sírio. Gramática e política. In: GERALDI, João W. (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 47-56.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 1996.

SOUSA, Mauricio. #Penadinho_TiraDaMeiaNoite. Twitter, 2018. Disponível em: https://twitter.com/mauriciodesousa/status/1045518419821563904. Acesso em: 10 nov. 2022.

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Publicado

2025-03-12