ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PARA ALÉM DAS NOMENCLATURAS GRAMATICAIS
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de gramática, Nomenclatura gramatical, BNCC, Competências discursivasResumo
O ensino de língua materna nas escolas é frequentemente confundido com o ensino de nomenclaturas gramaticais. Contudo, ensinar língua não se resume à conceituação e à classificação de elementos linguísticos, tampouco o conceito de gramática se resume a isso. Nesse sentido, o presente trabalho busca esclarecer a diferença entre ensino de língua e ensino de nomenclaturas gramaticais, refletindo sobre como a gramática está implicada no uso da língua e pode ser explorada nas atividades escolares com vistas ao efetivo desenvolvimento de competências discursivas dos estudantes. Assim, é no diálogo entre preceitos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018) e estudos de autores que discorrem sobre o tema, entre eles Antunes (2014), Geraldi (2006), Neves (2019) e Possenti (1996, 2006), que se firmam as reflexões deste trabalho, o qual busca contribuir para repensar práticas e/ou suscitar novas e outras propostas de ensino de Língua Portuguesa.
Referências
ANTUNES, Irandé. Gramática Contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 ago. 2024.
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