ESTRATÉGIAS DE INTENSIFICAÇÃO EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Ana Ligia Scaldelai-Salles Unesp/ibilce
  • Jaqueline Carvalho Silva

Palavras-chave:

Produção textual. Sequência didática. Intensificação. Ensino.

Resumo

 A intensificação constitui um processo cognitivo avaliativo do mundo muito produtivo na língua portuguesa, uma vez que as expressões intensificadoras carregam consigo juízos de valores positivos ou negativos, indicam o grau de comprometimento do falante em relação ao que é dito, além, obviamente, de funcionar como um recurso de expressividade do falante. A intensificação gradua subjetivamente como as experiências são vividas e como são referidas por parte do falante, por isso ele explora as mais variadas formas e maneiras de transmitir o que pensa, o que deseja, o que espera (COSTA, 2010). Sendo assim, nosso intuito neste trabalho é verificar quais são as estratégias de intensificação, tais como os advérbios de intensidade, a repetição, o prolongamento de letras, as construções intensificadoras (SCALDELAI SALLES, 2020) entre outras, mais utilizadas pelos alunos ao redigirem sua produção textual. Para tanto, visando à produção do gênero textual relato de experiência, com o público discente de Ensino Fundamental II de uma rede de ensino pública do interior de São Paulo, aplicou-se o modelo de Sequência Didática desenvolvido por Dolz; Noverraz; e Schneuwly (2011). A pertinência do presente trabalho justifica-se pelo fato de que os educadores poderão nortear o ensino de análise linguística de forma reflexiva, conforme a Base Nacional Comum Curricular prevê. Findada a pesquisa, será possível observar quais foram as estratégias mais utilizadas na escrita dos alunos ao narrarem uma experiência marcante, e de certa forma, analisar como o ensino do recurso da intensificação, tem se concretizado em sala de aula.

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Publicado

2021-05-29