OS NARRADORES DA SOBREVIVÊNCIA
RETOMANDO ASPECTOS DA FICÇÃO E HISTÓRIA NA OBRA DE NELSON SAÚTE
Palavras-chave:
Espaço Biográfico, Pós-Colonial, História e FicçãoResumo
Ao abordar elementos de cunho histórico e ficcional, esta proposta tem como objetivo analisar as fronteiras entre história e ficção no romance Os narradores da sobrevivência, de Nelson Saúte. Ao empreender metodologia de teor conceitual e bibliográfico, tem-se como aportes teóricos os postulados de Stuart Hall (2003), Boaventura Souza Santos (2010) e Edward Said (2011). Dessa forma, considera-se relevante conceber o fenômeno literário enquanto instância social e historicamente constituída, notabilizando os condicionantes extraliterários e contextuais que permeiam as complexas relações intersubjetivas entre os sujeitos no mundo. Os resultados apontam que o resgate do discurso histórico se torna presente no romance supracitado, configurando a obra de Nelson Saúte enquanto uma narrativa historicamente engajada, pois aborda a guerra civil moçambicana dos anos 1980, ressaltando o intenso caos, miséria e violência decorrentes desse conflito. Nesse viés, advoga-se que o narrador pós-colonial articula história e ficção para mobilizar o imaginário individual/coletivo, evidenciando inerentes relações entre literatura e memória.
Referências
BUALA. Nós não fizemos o exorcismo da guerra: entrevista a Nelson Saúte, 2014. Disponível em < http://www.buala.org/pt/cara-a-cara/nos-nao-fizemos-o-exorcismo-da-guerra-entrevista-a-nelson-saute> Acesso em: 20 de abril de 2018.
FOUCAULT, Michel. Escritas de Si. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade e política. Organização e seleção de textos por Manoel Barros da Motta. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
HALL, Stuart. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, Brasília, 2003.
MELLO, Ramon Nunes. Nelson Saúte libertado pelas palavras, 2007. Disponível em <http://www.ramonnunesmello.com.br/index.php/outrasproducoes/jornalismo/entrevistas/339-nelson-saute-libertado-pelas-palavras-2007> Acesso em: 16 de março de 2018.
NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História. São Paulo, 1993. In: ________. Les lieux de mémoire. I La République, Paris, Gallimard, 1984.
PATRAQUIM, Luís Carlos. Os mortos do desassossego, 2001. Disponível em <https://www.publico.pt/2001/01/13/jornal/os-mortos-do-desassossego-153564> Acesso em: 13 de abril de 2018.
SAID, Edward W. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SANTOS, Boaventura Souza. Do pós-moderno ao pós-colonial e para além um do outro. IN: A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010.
SAÚTE, Nelson. Os narradores da sobrevivência, Lisboa: Dom Quixote, 2000.